Pneumologia oferece aula de tênis a pacientes

Publicado em: 19/09/2014

O setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC, com o apoio da Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques de Castro, organizou em 11 de agosto aula de tênis para 24 pacientes em tratamento. A atividade teve tanto cunho terapêutico quanto de socialização e esteve sob responsabilidade da atleta Laura Saracchi, de 62 anos, que é professora de tênis há 35 anos. Detentora de mais de 15 títulos nacionais e internacionais, ela ensinou os pacientes a praticar o esporte de forma descontraída e simples. “O fato da pessoa estar em movimento já contribui com a qualidade de vida e para inclusão social. Elas ficam felizes e, para mim, é gratificante deixar alguém feliz através dessa doação de conhecimento”, afirmou a atleta.

Laura Saracchi também dividiu sua história com os pacientes, revelando que precisou interromper a carreira durante um tempo por conta de problemas pulmonares. “Eu comecei a fumar quando era mais nova e passei a ter problemas, até que peguei uma pneumonia muito forte e me encontrei na seguinte situação: ou parava de fumar ou morria. Eu decidi parar de fumar sozinha, sem a ajuda de nenhum medicamento”, explicou.

A maioria dos pacientes da Reabilitação Pulmonar da FMABC tem mais de 50 anos e apresenta muito cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar. Com trabalho contínuo de reabilitação a melhora da força muscular chega a 30%, assim como a qualidade de vida e a independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor, praticam exercícios e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade.

“Boa parte dos pacientes não pratica esporte e evita atividades físicas. A falta de ar e a dificuldade em realizar tarefas simples fazem com que se isolem em casa, com medo de passar mal e dar trabalho”, explica a fisioterapeuta responsável pela Reabilitação Pulmonar da FMABC, Selma Denis Squassoni, que acrescenta: “Esperamos que essa experiência mostre aos pacientes que podem se divertir e conviver normalmente em sociedade. Buscamos estimular para que não abandonem o tratamento e tenham cada vez mais autonomia e qualidade de vida”.

Há oito anos em tratamento, Gidalva Santos Soares, de 66 anos, aprovou a aula de tênis: “É muito legal estar aqui. Em casa a gente passa nervoso e também não dá para fazer nada assim. Quando tem alguma atividade e eu não venho, parece que estou doente. Fico incompleta. Isso já faz parte da minha vida”, contou.

A aula de tênis integra programa de reinserção social dos pacientes, em esforço que também reúne atividades como palestras educativas, grupo de coral e aulas de artesanato com materiais recicláveis. Além disso, o setor já organizou três viagens ao Guarujá – duas em 2012 e uma em março deste ano –, quando os pacientes puderam, inclusive, participar de aulas de surf.

Em 28 de julho, por exemplo, os pacientes da Reabilitação Pulmonar participaram de outra atividade diferente: dinâmicas de grupo com a psicóloga da equipe, Cecilia Melo Rosa Tavares Calil. Por meio de atividades individuais e em grupo, os pacientes puderam pensar e discutir suas dificuldades relacionadas às doenças pulmonares. “Os resultados foram positivos. Ao final pedimos que definissem a dinâmica em uma palavra e muitos pacientes usaram as palavras ‘amor’ e ‘alegria’. Outro ponto positivo foi a maior integração entre os pacientes e as diferentes turmas da reabilitação”, revela a psicóloga Cecilia Melo Rosa Tavares Calil.