Prefeito acompanha entrega de medicamentos na UBS Rudge Ramos

Publicado em: 30/10/2017

Orlando Morando vistoriou farmácia da unidade e acompanhou distribuição de remédios à população (Foto: PMSBC/Omar Matsumoto)

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou em 9 de outubro, em nova vistoria surpresa aos equipamentos públicos, a entrega de medicamentos na farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rudge Ramos (Rua Ângela Tomé, 246). Ao lado do secretário de Saúde, Geraldo Reple, o prefeito vistoriou as instalações da farmácia e a quantidade de medicamentos disponíveis no local.

Atualmente, São Bernardo disponibiliza em toda sua rede de saúde 290 tipos de medicamentos, entre os controlados e os de uso contínuo. Só nas UBSs são 166 tipos de remédios, para hipertensão, diabetes, colesterol, hipotireoidismo, entre outras doenças.

Durante a visita, o chefe do Executivo fez questão de explicar que, desde o início da gestão, a prioridade sempre foi investir na saúde e normalizar a questão da distribuição de remédios. “Quando assumimos a Prefeitura, as farmácias estavam com mais de 200 tipos de medicamentos em falta e com vários contratos de licitação em atraso. Hoje, fiz questão de vistoriar essa unidade e constatar que o problema está solucionado. Nessa unidade, distribuímos 166 tipos e todos estão disponíveis na prateleira”, afirmou o prefeito.

O engenheiro aposentado, Djalma Ferreira, de 66 anos, foi um dos pacientes que retiraram medicamentos na companhia do prefeito. O aposentado vai mensalmente até a unidade em busca de remédios para consumo próprio, para sua esposa e sua filha. Ferreira afirmou que, antes, a realidade das farmácias era bem diferente da atual. “Antes estava faltando todos os tipos. Cansei de vir até aqui e voltar para casa com a sacola vazia. Hoje, a situação está diferente. Eu apresento a receita médica e sei que terei tudo que preciso disponível”, disse.

A também aposentada Herminia Alves de Moraes, de 58 anos, retira mensalmente quatro tipos de medicamentos. Ela afirma que, se tivesse que pagar pelos produtos, comprometeria parte significativa da renda mensal da família. “Tomo quatro tipos todos os dias. Se tivesse que pagar por apenas um deles já iria consumir todo o meu salário da aposentadoria. Antes, faltavam todos os tipos, desde os mais simples, até os de uso contínuo. Agora, de uns meses para cá, temos todos. É muito gratificante vir até a unidade sabendo que voltarei para casa com tudo que eu preciso e de graça”, comemorou a aposentada.

Na visita, o prefeito também destacou o investimento que vem sendo realizado para melhorar a saúde do município. “Iremos gastar, em média, R$ 30 milhões por ano na compra de medicamentos. Por mês, são gastos cerca de R$ 2,8 milhões. A saúde é a principal prioridade na minha gestão e estamos investindo para melhorar. Ver que os remédios estão normalizados é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.