Prefeito do Guarujá visita Instituto de Infectologia Emílio Ribas II

Publicado em: 27/01/2017

O prefeito do Guarujá Dr. Válter Suman e o secretário de Saúde Dr. Renato Pastorello estiveram em 11 de janeiro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas II. A visita teve por objetivo agradecer os serviços prestados pela unidade no acolhimento de pacientes das unidades de saúde do município, que tiveram o funcionamento prejudicado em decorrência do temporal que assolou a cidade em 1º de janeiro.

Um dos temas abordados na visita do prefeito foi a ampliação do hospital

Os gestores municipais foram recepcionados pela Diretoria do ERII. “Na oportunidade, conversamos sobre a nova política para a área de Saúde do município, a ampliação de nossa parceria com a Prefeitura e, principalmente, a respeito da ampliação do Hospital. Com certeza esse estreitamento de relacionamento renderá bons frutos e ótimas oportunidades para a ampliação dos serviços de saúde para a população da Baixada Santista”, considerou o diretor geral do Emílio Ribas II, Reginaldo Reple.

PARCERIA NO GUARUJÁ

A Fundação do ABC expandiu fronteiras em julho de 2014, quando deu início à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá – hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias. O equipamento funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, e conta com total de 46 leitos – 33 leitos de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. No verão, uma das maiores preocupações é a dengue.

O Emílio Ribas II conta com cerca de 200 colaboradores. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento coordenado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado.