Prefeitura de Osasco definirá nova ‘OS’ para gestão do Hospital Municipal e da UPA Centro

Publicado em: 11/05/2017

Desde o início da parceria, em abril de 2015, Fundação do ABC acumulou

conquistas nas unidades, entre as quais grandes reformas estruturais,

implantação de novos serviços, cumprimento de 100% das metas contratuais e,

principalmente, mais de 90% de satisfação dos usuários

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, substituirá a Fundação do ABC na gestão do Hospital Municipal Central de Osasco ‘Antonio Giglio’ e da UPA Centro. A decisão do município foi anunciada no início de maio e a FUABC permanecerá à frente dos trabalhos somente até 31 de julho de 2017.

Em nota conjunta, as entidades afirmam que “entendem que os serviços prestados no Hospital e UPA Centro são essenciais para a população e, por isso, a transição dos serviços está sendo feita de forma consensual”. Sobre os quase 1.000 colaboradores que atuam nas unidades via Fundação do ABC, a Prefeitura afirmou que “a nova Organização Social que assumirá dia 1º de agosto sub-rogará todo o quadro atual de funcionários, para não haver interrupção no atendimento”.

Em dois anos de gestão compartilhada em Osasco, FUABC cumpriu rigorosamente todas as metas e realizou 100% do contrato com a Prefeitura

DEVER CUMPRIDO

Goteiras, rachaduras nas paredes, falta de equipamentos e até mesmo de materiais básicos. Em meio a graves problemas de infraestrutura, acessibilidade, zeladoria e segurança, a Fundação do ABC assumiu em abriu de 2015 o Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio (HMCO). O abandono da unidade e o descrédito da população com aquele que deveria ser o principal equipamento de saúde municipal não intimidaram a FUABC, que deu início à reforma completa da unidade, qualificação dos profissionais, aquisição de equipamentos e à abertura de alas e serviços fundamentais para a assistência humanizada e de qualidade.

Em menos de dois anos de gestão da Organização Social de Saúde, a transformação do hospital e os resultados positivos são indiscutíveis. Hoje o índice de satisfação dos usuários com os atendimentos é de mais de 90%. Entre serviços prestados na UPA e no hospital, atualmente são cerca de 30.000 atendimentos por mês. Desse volume, a Ouvidoria da Prefeitura recebe, no máximo, cinco reclamações mensais – 100% respondidas pela Fundação do ABC.

“Iniciamos a gestão em um hospital sucateado e transformamos a unidade. A Fundação do ABC investiu mais de R$ 1,5 milhão em melhorias no Hospital Antonio Giglio. Além disso, a população do município passou a contar serviços disponíveis nos principais hospitais particulares, como o sistema de acolhimento com classificação de risco e as cirurgias por videolaparoscopia, que evitam grandes cortes e permitem a recuperação mais rápida dos pacientes”, enumera o diretor geral do HMCO, Dr. Alessandro Neves, que completa: “Nesses dois anos de trabalho, também entregamos uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nova, com 8 leitos destinados à retaguarda dos usuários do pronto-socorro, e inauguramos o Hospital Dia, para internação de pacientes que aguardam por cirurgias de baixa complexidade. Demos início ao Ambulatório Cirúrgico, inédito no município, implantamos programa de gerenciamento de leitos, iniciamos a aplicação efetiva de indicadores de gestão hospitalar, entre muitas outras ações que fizeram o Hospital Antonio Giglio reconquistar a confiança e o reconhecimento da população de Osasco”.

Somente em 2016, a Fundação do ABC realizou em Osasco mais de 270 mil consultas e atendimentos, quase 675 mil exames e procedimentos, além de 4.149 cirurgias e 9.355 internações. A gestão da UPA Centro teve início em junho de 2016.

Outra conquista do período diz respeito ao cumprimento das metas. “Não existe hoje um só leito ocioso no Hospital Municipal Central de Osasco e a ocupação está sempre acima da capacidade instalada. Nesses dois anos de gestão compartilhada em Osasco, temos orgulho em dizer que cumprimos rigorosamente todas as metas e realizamos 100% do contrato com a Prefeitura. Por essa razão, encerraremos atividades no município com sentimento de dever cumprido e, o mais importante, com elevado índice de satisfação da população pelos serviços prestados”, finaliza Dr. Alessandro Neves.