Presidente do CNPq participa de conferência no Grande ABC

Publicado em: 22/08/2014

A Faculdade de Medicina do ABC organizou neste 22 de agosto a conferência “Ciência e Inovação” com o Dr. Glaucius Oliva, atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujas principais atribuições são fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Com entrada gratuita, o evento teve início às 10h30 no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário em Santo André.

O encontro foi viabilizado por intermédio do professor titular de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, e integrou reunião conjunta da disciplina com o setor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC. “Convidei Dr. Glaucius Oliva para comandar palestra na edição deste ano do congresso do American College of Cardiology, que ocorreu em março, em Washington (EUA). Ele falou sobre o programa brasileiro Ciência sem Fronteiras e a construção de uma nova geração de pesquisa e ciência da saúde. A participação foi extremamente elogiada e por isso quisemos trazê-lo à Medicina ABC, para discutir ciência e inovação com nossa comunidade acadêmica e os eixos do desenvolvimento nacional”, detalha Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas.

Dr. Glaucius Oliva abriu a explanação falando sobre os avanços brasileiros nas últimas décadas, com números expressivos atingidos em 2013. De acordo com o conferencista, o país formou 14 mil doutores e 45 mil mestres ano passado, além de registrar mais de 40 mil publicações cientificas. “Hoje o Brasil responde por 2,7% da produção científica mundial e por 60% do total da América Latina”, afirmou Oliva.

Outra conquista destacada foi o Sistema de Currículo Lattes do CNPq, que reúne informações cadastrais e a produção científica de pesquisadores brasileiros em banco de dados aberto. “Tenho viajado por todo o mundo e não vi em nenhum país uma base de dados sobre pesquisa e produção científica com abrangência nacional tão estabelecida e completa como a brasileira”, garantiu o convidado.

Entre os pontos a serem melhorados, Dr. Glaucius distinguiu a área de inovação. “A China solicita anualmente registro de 400 mil patentes, enquanto o Brasil atinge cerca de 31 mil. Nosso investimento público no segmento não é muito diferente das grandes potências mundiais. Porém, os grandes países têm a maior parcela dos investimentos em pesquisa e inovação advindos da iniciativa privada, o que não ocorre no Brasil”.

Destaque nacional

Além de comandar o CNPq, Dr. Glaucius Oliva é professor titular do Instituto de Física da USP de São Carlos e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/CEPID) da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O convidado também já coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI/INCT).

Dr. Glaucius Oliva tem doutorado em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres (1988) e hoje lidera equipe de pesquisas com composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem conduzido projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, assim como comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Entre os principais interesses de pesquisa estão a biologia estrutural e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças endêmicas brasileiras.