Professor do ABC é convidado para congresso na Finlândia

Publicado em: 14/06/2013

Conferência global sobre “Saúde em Todas as Políticas” ocorreu de 10 a 14 de junho em Helsinque, com presença do professor da FMABC Marco Akerman

Vice-Diretor da Faculdade de Medicina do ABC e professor titular de Saúde Coletiva, Dr. Marco Akerman participou nesta semana, de 10 a 14 de junho, da 8ª Conferência Global sobre Promoção da Saúde, que ocorreu em Helsinque, na Finlândia. Com foco no conceito de Saúde em Todas as Políticas (STP), o encontro mundial teve entre os objetivos facilitar a troca de experiências e lições aprendidas, orientar sobre estruturas e mecanismos eficazes para a implementação da STP, reavaliar as abordagens para lidar com obstáculos, estabelecer e rever políticas econômicas, sociais e de desenvolvimento para a STP, entre outros.

Como coordenador nacional do Grupo de Trabalho de Promoção da Saúde / Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (GT-PS/DLIS) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Dr. Akerman foi convidado a participar do evento pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde e Assistência Social da Finlândia.

O conceito de Saúde em Todas as Políticas (STP) tem pautado discussões em todo o mundo acerca da importância da criação, implantação e acompanhamento de estratégia política ampla e intersetorial para a saúde. Parte da premissa de que é mais fácil para os governos alcançar os objetivos quando todos os setores incorporam a saúde e o bem-estar como componentes centrais no desenvolvimento de políticas. A afirmação está na Declaração de Adelaide sobre a Saúde em Todas as Políticas (2010), da Organização Mundial de Saúde (OMS), e considera que as bases da saúde e do bem-estar se encontram fora do setor saúde, com formações social e econômica. O documento apregoa a necessidade de estabelecer novo contrato social entre todos os setores, a fim de ampliar o desenvolvimento humano, a sustentabilidade e a equidade, assim como melhorar as condições de saúde.

No Brasil, os debates contam com apoio da Abrasco, por meio do GT-PS/DLIS. A discussão ganhou força este ano com evento de abrangência internacional sediado em Brasília, de 25 a 27 de fevereiro. O encontro regional reuniu a diretoria da Organização Pan-americana de Saúde, Ministério da Saúde, representantes da OMS e membros do GT-PS/DLIS, entre outras autoridades, em reunião preparatória para o evento mundial na Finlândia.