Professora da disciplina de Neurologia defende doutorado

Publicado em: 07/04/2016

Ex-aluna da turma de 1990, atual professora de Neurologia e coordenadora do Ambulatório de Distúrbios de Movimento da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Margarete de Jesus Carvalho defendeu recentemente tese de doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

No anfiteatro de Farmacologia, a neurologista defendeu a tese “Avaliação do olfato nos pacientes com doença de Wilson”, cujo orientador foi o professor livre-docente da FMUSP, Dr. Egberto Reis Barbosa. A banca examinadora foi composta pelos professores-doutores Laura Silveira Moryama, Erick Fonoff, Daniel Ciampi e Henrique Ballalai.

Ao centro, Dra. Margarete de Jesus Carvalho

Ao centro, Dra. Margarete de Jesus Carvalho

Conforme definição do Ministério da Saúde, a doença de Wilson é uma doença genética com manifestações clínicas consequentes a um defeito no metabolismo do cobre, o que leva a seu acúmulo no organismo. As manifestações clínicas devem-se, principalmente, ao acometimento hepático e do sistema nervoso central, sendo extremamente variáveis. Sem tratamento, a doença evolui para insuficiência hepática, doença neuropsiquiátrica, falência hepática e morte. A identificação no estágio inicial e o encaminhamento ágil e adequado para atendimento especializado dão à Atenção Básica caráter essencial para o melhor resultado terapêutico e prognóstico dos casos. Normalmente o tratamento é iniciado com os quelantes, associados ou não aos sais de zinco, para a remoção do excesso de cobre depositado.

DESTAQUE ACADÊMICO

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1990), Dra. Margarete de Jesus Carvalho atualmente é auxiliar de ensino da instituição e coordenadora do Ambulatório de Distúrbios de Movimento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia (distúrbios do movimento e bloqueio neuromuscular em patologias neurológicas), e também está à frente do ambulatório de doenças desmielinizantes da FMABC.