Professora de Farmácia é premiada em congresso no Rio de Janeiro

Publicado em: 08/01/2016

Ex-aluna da primeira turma do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC e atual professora da graduação, Ana Elisa Prado Coradi teve o trabalho “Dispensação de medicamentos na atenção básica à saúde: ênfase na diminuição de erros de medicação” premiado em terceiro lugar no 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas. A docente do ABC concorreu no “Prêmio Riopharma de Trabalhos Científicos” com outros 466 trabalhos de todo o Brasil, inscritos em mais de 40 assuntos distintos, como Farmácia Clínica, Toxicologia, Cosméticos, Fitoterápicos e Doenças Negligenciadas. Os vencedores serão publicados na Revista Brasileira de Farmácia (RBF).

O estudo da professora foi realizado dentro do PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho, do Ministério da Saúde e Ministério da Educação) e contou com participação de alunos dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina e Terapia Ocupacional da FMABC. O objetivo foi investigar erros de medicação identificados nos serviços de saúde e nas residências de usuários cadastrados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) selecionadas. A pesquisa foi realizada em quatro UBSs de São Bernardo, entre agosto de 2013 e agosto de 2014, com análise de 1.167 prescrições médicas para verificar erros de prescrição. Também foram acompanhadas 916 dispensações de medicamentos, a fim de verificar erros de dispensação, e aplicados 308 questionários junto aos usuários, com intuito de examinar os erros de administração.

Entre os resultados mais expressivos, mais de 59% das prescrições analisadas apresentavam algum tipo de erro. Dessas, 52% apresentaram até 3 tipos de erros diferentes, sendo o mais comum a ausência da via de administração (24%), seguido da duração do tratamento (23,3%). Na dispensação dos medicamentos, o tempo médio do atendimento foi de 2,54 minutos e os usuários não foram orientados a respeito de diversas informações, sendo as mais prevalentes a posologia (46%), horário de administração (31%) e duração do tratamento (15%). Com relação aos questionários aplicados, 64% responderam guardar seus medicamentos em armários ou caixas na cozinha, 17% administram os medicamentos muitas vezes com sucos, leite e refrigerantes, e 62% descartam os medicamentos vencidos ou que estão inutilizados no lixo comum.

“Os resultados desse trabalho sugerem que se faz necessário instituir medidas de sensibilização aos prescritores sobre a importância da prescrição clara, completa e precisa, para que se possa imprimir segurança ao uso do medicamento. Também cabe ao farmacêutico informar e orientar o paciente sobre o uso correto do medicamento, pois uma dispensação com qualidade é fundamental para que a terapêutica medicamentosa do paciente alcance bons resultados”, completou a docente do curso de Farmácia da FMABC, Ana Elisa Prado Coradi, que recentemente concluiu mestrado intitulado “Assistência farmacêutica em programa governamental de acesso a medicamentos: efetividade no tratamento do diabetes mellitus”.

O 8º Congresso RIOPHARMA de Ciências Farmacêuticas teve lugar no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro.