Professoras são aprovadas em seleção nacional do CNPq para bolsas de produtividade

Publicado em: 04/04/2014

Docentes e pesquisadoras da Faculdade de Medicina do ABC, as doutoras Bianca Bianco e Denise Maria Christofolini acabam de ser aprovadas em seleção nacional para bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujas principais atribuições são fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Com duração de 3 anos, o subsídio mensal estará disponível a partir de abril, destinado a pesquisadores que se “destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica”, segundo critérios normativos e específicos estabelecidos pelo próprio CNPq.

Para conquistarem as bolsas de produtividade junto ao CNPq, Bianca Bianco e Denise Christofolini apresentaram cada uma um projeto de pesquisa em andamento e submeteram para análise o currículo lattes – plataforma online na qual o pesquisador cadastra dados sobre a formação acadêmica, instituições onde atua, artigos científicos publicados, participações em congressos, entre outras informações. “O CNPq é bastante criterioso para a concessão das bolsas de produtividade. Entre os pontos com maior relevância estão a contribuição para a área de pesquisa, a participação na formação de recursos humanos e a produção científica”, detalha Denise Christofolini, que é orientadora permanente da Pós-graduação e coordenadora do Programa de Iniciação Científica da FMABC.

A fim de manter as bolsas pelo período completo previsto em edital, os candidatos aprovados pelo CNPq devem conservar a produção científica e a formação de recursos humanos – no caso da FMABC, os alunos – no mesmo patamar da época da aprovação. “Mais do que o valor da bolsa, o que vale é o reconhecimento da produtividade do pesquisador dentro de sua especialidade. Além disso, mostra que a pesquisa realizada na Faculdade de Medicina do ABC é reconhecida em âmbito nacional, colocando a instituição como referência no cenário científico do país”, considera Christofolini.

Para Bianca Bianco, a aprovação junto ao CNPq é como um selo de qualidade. “Trabalhamos, publicamos e orientamos os alunos. A conquista da bolsa representa a chancela de um órgão com representatividade nacional, indicando que estamos realizando um bom trabalho”, avalia a docente, que é orientadora permanente e vice-coordenadora de Pós-graduação da FMABC.

Com as duas novas bolsistas, a Medicina ABC passa a ter cinco professores no programa de bolsas de produtividade do CNPq. A Dra. Maria Aparecida da Silva Pinhal foi a primeira contemplada pelo programa, enquanto os doutores Caio Parente Barbosa e Fernando Luiz Affonso Fonseca foram aprovados em 2013. “As recentes aprovações em 2013 e agora em 2014 indicam continuidade e crescimento. Demonstram maturidade da Pós-graduação e, certamente, a tendência é de que tenhamos a cada ano mais pesquisadores aprovados”, prevê Bianca Bianco.