Profissionais da FUABC são treinados para atendimento de crianças com deficiências

Publicado em: 21/07/2023

Profissionais da Fundação do ABC que realizam atendimento complementar a estudantes com deficiências e matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Bernardo do Campo realizaram, dias 20 e 21 de julho, um treinamento sobre educação continuada que envolveu temas como primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e fluxo de acidentes nas escolas. A ação foi promovida no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André, e ministrada pelo Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FUABC. Ao todo, 170 cuidadores participaram do curso.

A iniciativa é ligada ao termo de colaboração firmado entre a FUABC e a Prefeitura de São Bernardo, em fevereiro, que consiste no atendimento complementar de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino que possuem deficiência de qualquer natureza, transtornos globais do desenvolvimento, transtorno do espectro autista, e impedimentos de longo prazo para autocuidado, autonomia e independência em situações escolares.

A capacitação é voltada aos cuidadores da Rede Municipal de Ensino que prestam auxílio aos professores no atendimento destes alunos. O principal objetivo é desenvolver o cuidador para identificar as limitações que os alunos possuem, quais as atividades mais adequadas para os alunos especiais e qual a melhor forma de trabalhar com as dificuldades que as crianças possuem.

“Entendemos a importância e a necessidade de oferecer esta formação aos cuidadores que atuam junto aos alunos portadores de deficiência, principalmente para ampliar o cuidado que elas precisam em sua rotina e para que consigam participar normalmente das aulas e atividades escolares”, explica a coordenadora administrativa da FUABC, Caroline Alves de Lima.

O treinamento foi realizado pelos instrutores e técnicos de Segurança do Trabalho da FUABC, Lucas Caporal da Silva e Yasmin Leôncio de Lima. A ação também contou com a participação da Supervisora Técnica Geral, Sara Cristina Barbosa da Silva, que com sua equipe integrou o processo de formação acadêmica dos cuidadores.