Profissionais da rede de Saúde de Santo André recebem capacitação sobre aleitamento materno

Publicado em: 05/05/2017

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” e o Núcleo de Inovação Social promoveram treinamento em aleitamento materno para profissionais das 33 unidades de Saúde de Santo André. A ação em 3 de maio teve por meta permitir que todos os profissionais da área conheçam e realizem os 10 passos para o sucesso da prática.

Ação teve por meta permitir que todos os profissionais da área conheçam e realizem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno

A nutricionista Elisabete Tavares, responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, ressalta a importância da capacitação: “O grande desafio do profissional de saúde está em conduzir adequadamente o processo de amamentação, auxiliando a mãe e sua rede de apoio social de forma adequada, atentando às necessidades da criança, da mãe e da família, acolhendo dúvidas, preocupações, dificuldades, conhecimentos prévios e também êxitos, que são tão importantes para garantir o sucesso ao aleitamento materno exclusivo até os primeiros seis meses de vida da criança”, afirma.

A ação ocorreu em dois momentos – o primeiro, voltado a Agentes Comunitários de Saúde, e o segundo, para a Equipe Técnica. “Nosso objetivo é fortalecer as ações relacionadas ao aleitamento materno no hospital e no município, buscando promoção, proteção e apoio”, destaca.

AMPLA ABORDAGEM

Assuntos como a família e a sociedade, a aproximação entre mães e bebês desde o parto por meio do contato pele a pele, o prejuízo causado pelo uso de chupetas e mamadeiras, a introdução precoce de substitutos do leite materno, a doação de leite humano, e a necessidade da livre demanda – quando o bebê mama sem hora e tempo predefinidos – são temas abordados no treinamento.

“É muito importante que todos os funcionários da rede municipal de Saúde tenham conhecimento dos principais problemas relacionados ao início da amamentação, bem como a habilidade em como conduzi-los e resolvê-los, pois é fundamental para a continuidade do aleitamento. Além disso, a capacitação leva informação às gestantes e puérperas sobre a importância da doação do leite materno”, acrescenta a nutricionista.

O Hospital da Mulher de Santo André é modelo regional para atendimento às mulheres e recém-nascidos, certificado pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança – entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

 

DEZ PASSOS PARA O ALEITAMENTO MATERNO BEM-SUCEDIDO

– Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de saúde.

– Treinar toda a equipe de saúde, capacitando-a para implementar a norma.

– Orientar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno.

– Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê (contato pele a pele).

– Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

– Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida, além do leite, a não ser que tal procedimento tenha uma indicação médica.

– Praticar o alojamento conjunto (permitindo que a mãe e o bebê permaneçam juntos 24 horas por dia).

– Encorajar o aleitamento materno sob livre demanda.

– Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas no seio.

– Encaminhar as mães, por ocasião da alta hospitalar, para grupos de apoio ao aleitamento materno na comunidade ou em serviços de saúde.