Profissionais do CHM de Santo André são vacinados contra o sarampo

Publicado em: 01/08/2019

Ao todo, 400 funcionários diretos e indiretos participaram da campanha de vacinação

 

Imunização foi realizada nos dias 25 e 26 de julho

Em sintonia com os esforços da Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Saúde, profissionais que atuam no Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHMSA) foram vacinados dias 25 e 26 de julho contra o sarampo. Doses da vacina tríplice SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola) foram aplicadas em dois turnos – manhã e noite – para atender o maior número possível de colaboradores. No total, cerca de 400 profissionais foram imunizados.

Atendendo às recomendações da Diretoria de Vigilância à Saúde, todos os funcionários com idade entre 15 e 29 anos, mesmo os que já receberam duas doses de SCR, foram vacinados. Isso porque pessoas desta faixa etária fazem parte do grupo de risco (não tiveram contato com o vírus do sarampo, uma vez que não houve casos da doença no País nos últimos anos). Aos profissionais com mais de 29 anos, foi orientado que apenas aqueles sem as duas doses da vacina registradas em carteira aderissem à campanha.

“Todo trabalhador da saúde deve ter duas doses da vacina contra o sarampo, mesmo os que já passaram dos 45 anos”, alertou Karin Freski, farmacêutica e biomédica do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (NECIH) do hospital. “A vacina está contraindicada para pessoas imunodeprimidas, gestantes e crianças menores de seis meses. Mulheres em idade fértil devem evitar gravidez por pelo menos um mês após a vacina”, completou a Dra. Rafaela Arvai Pereira, médica infectologista e coordenadora do NECIH.

O sarampo pode ser contraído por secreções transmitidas através de contato físico, espirro e tosse. Os sintomas são conjuntivite, coriza, diarreia, febre alta, manchas avermelhadas na pele, náuseas e vômito. Não existe tratamento específico para a doença. A única solução é a vacinação.

Funcionários de todos os vínculos – terceirizados, residentes e voluntários – participaram da campanha no hospital. Além do CHMSA, profissionais da rede municipal de saúde estão sendo vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha se estenderá até 16 de agosto.