Profissionais do Hospital Bertioga têm atividades sobre tuberculose

Publicado em: 28/03/2013

Os colaboradores do Hospital Bertioga – Fundação do ABC participaram de atividades interativas e palestras sobre tuberculose com a enfermeira sanitarista Lúcia Peres Guimarães. As ações nos dias 19 e 20 de março fizeram parte da programação especial da Vigilância Epidemiológica de Bertioga pela Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, atendendo exigências do Programa Estadual de Combate à Tuberculose.

O preconceito existente em relação à doença e o diagnóstico tardio são dois agravantes levantados pela enfermeira, que devem ser mudados principalmente entre os profissionais de saúde. “A tuberculose é uma grande preocupação da saúde pública e tem cura”, lembrou Lúcia aos profissionais do Hospital. A chefe de sessão da Vigilância Sanitária também reforçou que o tratamento é gratuito e deve ser seguido até o final. “Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose”, alertou.

Após a palestra, os colaboradores do hospital participaram de jogos interativos. Ao todo quatro turmas estiveram no evento, que teve lugar na sede do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (Campb).

Sobre a doença: A tuberculose continua sendo grave problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2 bilhões de pessoas no mundo estão infectadas com o bacilo da tuberculose. Dados da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde apontam que 53% dos casos de todo o Estado concentram-se em apenas 10 dos 645 municípios paulistas. A maior incidência é no litoral, região com coeficiente de 94,9 casos por 100 mil habitantes.

A Baixada Santista apresenta notificação média de 1.400 casos da doença anualmente. Esse perfil coloca os cinco municípios da região com mais de 100 mil habitantes – Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente – como prioritários para controle da doença.

Dia T: Parte do calendário do Comitê  Metropolitano da Costa da Mata Atlântica para o Fundo Global (CMCMAFG) e a da Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação (ASPPE), o Dia do Tratamento ou “Dia T” marca anualmente evento com os nove municípios Costa da Mata Atlântica – inclusive Bertioga –, em atividades com o Fundo Global de Combate a Tuberculose. Cada município escolhe um local de grande movimentação para promover a atividade.

O Brasil está entre os 22 países prioritários para o controle da tuberculose devido ao grande número de casos.  O país ocupa a 18ª posição nessa estatística, com 75 mil casos novos e 4.500 óbitos por tuberculose notificados anualmente. A taxa de incidência é de 38 casos por 100 mil habitantes.

São Paulo é o Estado que apresenta o maior contingente de casos de tuberculose, com cerca de 1/5 do total de notificações do país. Na Baixada Santista, em 2011 foram notificados 1421 casos de tuberculose, ou seja, 84 por 100 mil habitantes – mais do que o dobro da taxa do Estado.