Programa de Residência Médica certifica 18 novos médicos em São Bernardo

Publicado em: 24/03/2017

A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Secretaria de Saúde de São Bernardo realizou na tarde de 20 de fevereiro cerimônia de encerramento dos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria. Ao todo, 18 residentes foram certificados na solenidade realizada no Auditório do Hospital de Clínicas Municipal “José de Alencar”, localizado na Estrada dos Alvarengas, 1.001, no bairro Alvarenga.

Profissionais integram programas de Medicina da Família e Comunidade, Pediatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Psiquiatria

O evento contou com presenças do prefeito Orlando Morando, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e da coordenadora do Coreme e diretora do Hospital Municipal Universitário (HMU), Dra. Mônica Carneiro.

“Recebemos residentes do Brasil inteiro e nesta edição até um haitiano está se formando na nossa cidade. É um programa bastante importante para São Bernardo, porque grande parte destes médicos se estabelece e passa a atuar aqui. As pessoas acabam adquirindo um carinho especial pela cidade e pelos nossos munícipes”, destacou o prefeito Orlando Morando, que entregou os certificados de residência aos médicos formados.

Em seu discurso, o chefe do Executivo também enfatizou proposta de contratação de 300 médicos até o final deste mandato. Em apenas dois meses de governo, parte significativa da promessa de campanha já foi cumprida em várias especialidades. “A nossa meta é contratar 300 médicos ao longo dos próximos quatro anos e já cumprimos grande parte”, ressaltou Dr. Geraldo Reple.

A Comissão de Residência Médica foi instituída no segundo semestre de 2013, em atendimento à lei do Mais Médicos. As primeiras turmas foram selecionadas através de concurso realizado em conjunto com as secretarias de Saúde de São Paulo, Guarulhos e Mauá. Em São Bernardo, são oferecidas 40 vagas, distribuídas nas mais variadas especialidades.

No final de 2014, foram credenciados os programas de Anestesiologia e Neonatologia. Atualmente, os programas de Pediatria e Medicina de Família e Comunidade já se encontram credenciados por período de cinco anos. Já os programas de Ginecologia e Obstetrícia e de Psiquiatria serão avaliados para credenciamento e aumento de vagas, enquanto Clínica Médica, por sua vez, encontra-se em diligência junto à Comissão Nacional de Residência Médica.