Programa “Saúde Prioridade” realiza nova ação de Cirurgia Vascular em São Bernardo

Publicado em: 12/05/2017

Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMABC atendeu a 757 pacientes no Ambulatório do Hospital Anchieta

A Secretaria de Saúde de São Bernardo e a disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) realizaram em 6 de maio a segunda ação da especialidade neste ano, que teve lugar no Ambulatório do Hospital Anchieta. A mobilização integra o programa “Saúde Prioridade” da Prefeitura e foi responsável por 757 atendimentos. Na primeira edição, em março, 859 pacientes que aguardavam por consulta médica na área vascular já haviam sido beneficiados.

Cerca de 60 voluntários estiveram envolvidos, desde recepcionistas até médicos, professores, residentes e alunos membros da Liga de Cirurgia Vascular da FMABC. “Fomos procurados pela Secretaria de Saúde para participar do esforço coletivo que está em andamento no município, com intuito de zerar as filas de espera por consultas de especialidades e exames. Aceitamos o desafio, realizamos com grande sucesso a primeira ação e demos sequência ao trabalho nesta segunda edição, cujo objetivo principal também foi a triagem de pacientes para dar seguimento aos casos suspeitos ou com confirmação de doença vascular”, explica o professor titular de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. João Antonio Corrêa, que acrescenta: “Os pacientes foram avaliados, receberam orientações e aqueles que precisam de maior acompanhamento já saíram com encaminhamento para marcação diretamente no Ambulatório de Cirurgia Vascular do Hospital Anchieta”.

O prefeito Orlando Morando, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e a coordenadora do Programa Saúde Prioridade, Dra. Amanda Tavares, estiveram no Ambulatório do Anchieta e acompanharam o trabalho. O chefe do Executivo conversou com os pacientes e explicou que o programa tem como meta zerar a demanda reprimida por atendimento médico até o mês de junho. “Depois de zerarmos a fila de pacientes que aguardam por consultas e exames, lançaremos um projeto nos mesmos moldes para atender a demanda reprimida em cirurgias. A Saúde é prioridade na minha gestão e não pode esperar. Por isso, estou tomando todas as medidas para melhorar as unidades e oferecer um atendimento de qualidade à população”, explicou Morando.

Antes do programa ser lançado, o município tinha fila de espera de 4.000 pacientes. Com as ações, esse montante recuou e 2.500 pessoas já foram atendidas e encaminhadas para exames ou cirurgias. Katiane Sousa, de 30 anos, era uma das pessoas que aguardavam atendimento médico há cinco anos. “Fiquei surpresa quando recebi uma ligação e fui informada sobre os dados da consulta, por um agente de saúde. Finalmente tenho um diagnóstico para as fortes dores que eu vinha sentindo na perna esquerda. Agora é só fazer tudo que o médico mandou, que logo ficarei boa”, comemorou.

Titular da Saúde, Dr. Geraldo Reple apontou que 1.000 pessoas foram convocadas para a segunda ação da Vascular. Os agentes de saúde entraram em contato com a população por meio do cadastro realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde). “Todos os que aguardam por atendimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e atualizar o cadastro. Os nossos funcionários irão entrar em contato com a população e agendar o atendimento”, esclareceu o secretário.

ALTA INCIDÊNCIA

Cerca de 80% dos casos que aguardavam por consultas vasculares estavam relacionados a problemas de varizes – afecções vasculares que ocorrem com frequência e acometem grande parte da população. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) estima que 45% das mulheres e 30% dos homens no Brasil sofram com o problema, que costuma ocorrer a partir dos 30 anos de idade. Trata-se de doença crônica, que pode causar inchaço nas pernas, queimação, dor, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos. Também pode diminuir a qualidade de vida dos pacientes, principalmente das mulheres, em função das alterações estéticas.

As principais causas para o problema são a propensão genética, a gestação e o uso de hormônios por mulheres. A cirurgia corretiva é necessária quando as válvulas das veias se tornam insuficientes e a evolução da doença pode levar a complicações graves, como úlceras e até mesmo trombose.

Sem contar os casos de varizes, hoje o Hospital Anchieta mantém, em média, de 15 a 20 pacientes graves internados na área Vascular, como pacientes com risco de amputação do membro por patologias diversas ou com doenças associadas que aumentam a complexidade dos casos, como cardiopatias e diabetes mal controlado.

O professor titular de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. João Antonio Corrêa