Projeto do AME Santos cria ambiente de acolhimento para pacientes com câncer

Publicado em: 26/04/2024

Imediatamente após o diagnóstico, os pacientes passam com o Serviço Social para as orientações iniciais e agendamento de consultas subsequentes com as áreas de Psicologia e Nutrição

 

Equipe do AME Santos

Gerenciado a partir de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades de Santos (AME Santos) está implantando neste mês de abril uma iniciativa pioneira na Baixada Santista, batizada ‘Projeto Aconchego’. O trabalho busca preencher uma lacuna importante no tratamento oncológico, proporcionando acolhimento integral aos pacientes desde o momento do diagnóstico até o início efetivo do tratamento.

“Após receberem o diagnóstico de câncer, muitos pacientes relatam o sentimento de desamparo durante o intervalo entre a comunicação do diagnóstico da doença e o início efetivo do tratamento em uma unidade de referência. Esse período de espera pelo encaminhamento, sem ações de combate à doença, pode ser devastador tanto emocional quanto psicologicamente”, revela a diretora-geral do AME Santos, Marina Macedo Daminato. Foi essa percepção que impulsionou a criação de um projeto dedicado ao acolhimento desses pacientes, visando não apenas o tratamento médico, mas também o apoio nutricional, emocional e psicológico. “Cuidar da mente é o primeiro passo. Esse apoio emocional faz toda a diferença, assim como o apoio familiar ao longo do tratamento”, completa.

O Projeto Aconchego estabelece uma abordagem holística, entendendo que a batalha contra o câncer não se resume a intervenções médicas. “O paciente enfrenta um turbilhão de emoções e dúvidas. O que eu faço agora? Como será meu tratamento? Como contar para a família? Essas respostas não podem esperar”, explica Daminato. Por isso, imediatamente após o diagnóstico, os pacientes do AME Santos recebem um folheto informativo preparado especificamente para este momento e são encaminhados ao Serviço Social para as orientações iniciais e agendamento de consultas subsequentes com as áreas de Psicologia e Nutrição, garantindo, assim, um suporte multidisciplinar.

“Além do apoio emocional, o projeto visa esclarecer dúvidas comuns e proporcionar um ambiente de escuta ativa, onde os pacientes podem expressar seus medos e anseios. A participação da família também é enfatizada, incentivando os pacientes a compartilharem suas preocupações e expectativas quanto ao tratamento”, informa a assistente social da unidade, Cleia Souza Santos.

O trabalho está sendo introduzido na própria estrutura de atendimentos do AME, na rotina da unidade. “Não é algo pontual. O paciente oncológico continuará sendo tratado e acompanhado pelo AME até que seu encaminhamento para um serviço de referência no tratamento do câncer saia efetivamente. Nossas equipes do Serviço Social, Psicologia e Nutrição darão todo o apoio necessário”, garante Marina Daminato.

“No caso da Nutrição, a principal preocupação em relação aos pacientes diagnosticados com câncer é assegurar que recebam uma alimentação adequada, que possa auxiliar no enfrentamento da doença, fortalecer o sistema imunológico e reduzir os efeitos adversos do tratamento, tais como perda de peso, náuseas e fadiga”, explica a nutricionista do AME Santos, Luciana Peres dos Santos Oliveira, que detalha: “Isso implica na adaptação da dieta para atender às necessidades individuais de cada paciente e na provisão de orientação nutricional para garantir uma ingestão apropriada de nutrientes”.

Ao integrar esse cuidado especial aos protocolos de atendimentos do AME Santos, o Projeto Aconchego aprimora a jornada de tratamento dos pacientes, melhorando significativamente a humanização dos cuidados em saúde. “Nosso objetivo é assegurar que, mesmo antes de iniciar o tratamento específico, os pacientes se sintam acolhidos, cuidados e parte de uma comunidade que luta junto com eles”, conclui a diretora-geral, destacando o compromisso do AME Santos em oferecer não apenas tratamento, mas também esperança e suporte durante um dos momentos mais desafiadores da vida de seus pacientes.

Folheto entregue aos pacientes com orientações