Projeto de conscientização sobre autismo é premiado na Tunísia

Publicado em: 09/05/2014

Alunos de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC acabam de conquistar 2º lugar na premiação internacional “Rex Crossley Award”, na Tunísia. Os estudantes concorreram com trabalhos de 110 países e foram reconhecidos pelo projeto “Dr. Blue / Ser Azul”, cujo objetivo é conscientizar acadêmicos da área de saúde e aproximá-los da realidade do autista. A iniciativa é dos alunos Isabela Meira Caunetto, Gustavo Nunes da Cunha, Xu Xue Qing e Aya Carolina Kishi Diniz, viabilizada a partir da IFMSA-FMABC (International Federation of Medical Students Associations) – órgão de extensão da faculdade.

O Dr. Blue / Ser Azul foi premiado pela edição piloto desenvolvida em 2013. Nos meses de maio, junho e agosto foram realizadas palestras com a psicóloga Juliana César Cordoni e com a terapeuta ocupacional Natasha Carolina da Costa Molina, exibição do filme “Rain Man” e visitas às instituições Méthodo – Núcleo de Desenvolvimento Educacional para Pessoas Especiais e ao Centro Lumi de Educação Especial Individualizada. No início e no final do projeto foram aplicados questionários, com intuito de comparar o aprendizado dos alunos antes e após a participação das atividades.

“Durante as visitas ao Méthodo e ao Centro Lumi, os alunos da FMABC puderam acompanhar em período integral o dia de uma criança autista, além de comparar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições”, explica a estudante Isabela Meira Caunetto, que detalha: “O Centro Lumi trabalha especificamente com o público autista, o que permite a realização de ações direcionadas e, consequentemente, melhor desenvolvimento das crianças. Já o Méthodo atende crianças com outras deficiências além do autismo. Por essa razão, o tratamento não é tão especializado, apesar de excelente”.

Antes da premiação no Rex Crossley Award da Tunísia, o projeto da Medicina ABC já havia sido apresentado em assembleias e reuniões internacionais da IFMSA no Panamá e no Chile, assim como no congresso de 2013 da Associação Paulista de Medicina, durante o “IV Simpósio da IFMSA-Brazil”. A IFMSA-FMABC é um dos 58 comitês locais da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA-Brazil). O órgão nacional foi fundado em 1991 e está ligado à IFMSA, que organiza contratos bilaterais de intercâmbio entre organizações estudantis de mais de 100 países. Hoje a IFMSA-Brazil envia e recebe anualmente cerca de 700 estudantes de medicina. É a terceira dentre mais de 90 entidades com maior número de programas, sendo referência mundial na democratização do acesso a intercâmbios.

“Contamos com grande adesão dos alunos, tanto da Medicina quanto de outros cursos da faculdade, como a Terapia Ocupacional. O Dr. Blue / Ser Azul é um projeto admirável, que tenta suprir a falta de conhecimento de significativa parcela de futuros profissionais da saúde, a partir de discussões sobre o autismo, apresentações de filmes, palestras, treinamentos e visitas à instituições de apoio aos autistas”, resume Isabela Caunetto.

 

Ampliação em 2014

O projeto Dr. Blue / Ser Azul ganhou nova edição neste 2014, com início das atividades em 2 de abril – Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A partir da iniciativa da aluna Xu Xue Qing, os estudantes da FMABC foram convidados a vestir azul na data comemorativa. A mobilização avançou e foi estendida a outras escolas de Medicina. Pelo menos 26 instituições aderiram ao movimento “azul” da Faculdade de Medicina do ABC.

Os questionários sobre o conhecimento prévio dos estudantes sobre autismo já foram aplicados, assim como palestras com o neuropediatra da FMABC, Dr. Flavio Alves, e com a equipe multiprofissional do Núcleo Méthodo, com psicóloga, psicopedagoga, educador físico e membros da diretoria. O filme apresentado este ano foi “Sei que vou te amar (The Black Balloon)”.

As visitas às instituições Méthodo e Centro Lumi serão reeditadas em 2014 e ocorrerão nos meses de maio e junho. O trabalho será encerrado com explanações de familiares de crianças autistas, com objetivo de mostrar a realidade do ponto de vista dos cuidadores diante das dificuldades para o diagnóstico e dos desafios terapêuticos. A última etapa será a aplicação do questionário junto aos alunos participantes para reavaliar os conhecimentos sobre o tema.