Projeto do Hospital de Mogi é homenageado em simpósio sobre saúde e combate à Covid-19

Publicado em: 17/12/2021

Equipe do HMMC e da Secretaria de Saúde de Mogi

Projeto do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), unidade gerenciada pela Fundação do ABC, foi um dos homenageados no Simpósio de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), promovido dia 14 de dezembro no Guararema Parque Hotel, na Grande São Paulo. O trabalho premiado foi “Estratégias de acolhimento ao paciente e familiar frente à Covid-19 no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes”.

O simpósio reuniu autoridades públicas e especialistas em saúde e epidemiologia para a apresentação e premiação de municípios pelos projetos realizados no enfrentamento e combate à Covid-19. O evento recebeu mais de 180 pessoas e contou com a inscrição de projetos das secretarias de Saúde das cidades de Mogi das Cruzes, Arujá, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba Mirim, Santa Branca, Salesópolis e Santa Isabel.

No início da pandemia, o HMMC implementou diversas ferramentas para viabilizar o contato entre familiar e paciente, com foco em ações de humanização e acolhimento. Para tanto, foram criadas metodologias para ofertar segurança nas informações entregues aos familiares, construindo uma relação terapêutica entre equipes, pacientes e parentes.

As iniciativas foram embasadas no Plano Nacional de Humanização (PNH). São elas: visita guiada, videochamada, videoconferência, conferência familiar, boletim médico telefonado e escola de cuidadores para capacitação do familiar e segmento do tratamento no contexto residencial.

“Trata-se do resultado de um esforço coletivo de todos os colaboradores, com quem partilho integralmente esta homenagem. A partir de um grupo de pacientes e familiares monitorados, evidenciamos a evolução positiva dos pacientes que apresentavam quadros de ansiedade, ofertamos acolhimento humanizado ao familiar que residia em outro município, ou até país, e orientamos sobre tratamentos adequados em domicílio. Os resultados alcançados repercutiram diretamente nos cuidados prestados em todo o hospital e provocaram uma mudança significativa na metodologia de trabalho da equipe multiprofissional”, explica a diretora-geral da unidade, Heloísa Molinari Nascimento.

O projeto tem como autores: Amanda Corrêa da Cruz, Elcio Tamagawa, Fernanda Rubia Negrão Alves e Heloísa Molinari Calderon Nascimento.