Projeto FUMCAD contra o câncer infantil recebe apoio da ACISA e de contadores de Santo André

Publicado em: 23/09/2016

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC acaba de ter seu registro inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André (CMDCA) para submissão de projetos e obtenção de recursos através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de Santo André. A partir de agora, a FUABC está autorizada a captar recursos financeiros junto a pessoas físicas e jurídicas, que podem destinar parte do imposto de renda a projetos relacionados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O primeiro projeto aprovado é o do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC. Na segunda-feira (19/09), contadores de Santo André e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Evenson Robles Dotto, estiveram no campus universitário para conhecer melhor a iniciativa e já manifestaram interesse em participar das próximas etapas do projeto.

Reunião com contadores garante apoio ao projeto FUMCAD da Oncologia Infantil

Reunião com contadores garante apoio ao projeto FUMCAD da Oncologia Infantil

Humberto Sérgio Batella (HS Contábil), Zoilo de Souza Assis Júnior e Christiano Castellar (ambos da Atlanta Contábil), Glauco Pinheiro da Cruz (Candinho Contábil), Evanildo Francisco de Lima (Itapura Contábil), Celso Carlos da Silva (Sector Soluções Empresariais) e Roberta Gimenez (AutoWare) são alguns dos profissionais que compareceram à reunião na FUABC-FMABC. Também participaram o vice-diretor e o diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade de Medicina do ABC, Fernando Fonseca e Murilo Dib, a presidente da FUABC e o diretor de Comunicação, Maria Aparecida Damaia e Joaquim Alessi, a equipe assistencial da Oncologia Pediátrica, o representante do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santo André, Gerson Luiz da Silva, e o membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André, Elder Pereira da Silva, entre outros convidados.

Terminada a reunião, foi realizada visita ao Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, quando os convidados puderam verificar de perto o trabalho realizado. Também houve tour pela Casa Ronald ABC, que funciona dentro do campus da faculdade e oferece hospedagem, alimentação e condições ideias de higiene para as crianças em tratamento e seus respectivos acompanhantes.

Por sugestão do presidente da ACISA, Evenson Robles Dotto, um novo encontro com os contadores será agendado na própria Associação Comercial e Industrial de Santo André, dessa vez aberto a profissionais de todas as cidades do ABC, com objetivo de discutir um plano de ação que permita mobilizar a população da região para a doação do imposto de renda ao FUMCAD.

FUMCAD | ONCOLOGIA INFANTIL

O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente tem como objetivo financiar projetos que garantam os direitos de crianças e adolescentes. Para isso, cidadãos e empresas podem destinar ao Fundo parte do Imposto de Renda devido ao Fisco Federal. Pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto, enquanto empresas podem doar até 1%. Os recursos do FUMCAD de Santo André são destinados à execução de programas, projetos e ações voltadas, justamente, para efetivação das garantias dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do CMDCA.

Grupo visitou Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC e Casa Ronald ABC

Grupo visitou Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC e Casa Ronald ABC

O projeto FUMCAD da Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC prevê a ampliação do quadro de pessoal e contratação de profissionais que hoje atuam como voluntários, como psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, pedagoga e dentista, por exemplo. Além disso, está previsto o aumento da carga horária dos atuais colaboradores, o que terá impacto direto no aumento na capacidade de atendimentos no local.

“Nosso credenciamento no FUMCAD representa importante passo para o desenvolvimento da Oncologia Pediátrica no ABC. Grandes centros do país, como o GRAAC e o Hospital de Barretos, conseguiram crescer e se tornaram referências nacionais graças a esse tipo de incentivo governamental, que não custa nada a mais para as empresas e pessoas físicas, mas que viabiliza muitos investimentos na ampliação da assistência à população e na qualificação dos serviços”, explica o oncologista infantil e coordenador do Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC, Dr. Jairo Cartum, que acrescenta: “Os avanços na área da Oncologia são constantes e hoje as chances de cura para crianças e adolescentes com câncer chegam a 70%. Apesar dessa perspectiva positiva, o custo dos tratamentos é extremamente elevado, impondo limites financeiros à nossa capacidade de atendimento. Com o FUMCAD, buscamos tornar o serviço autossustentável, capaz de absorver toda a demanda de oncologia pediátrica da região do ABC”.

O primeiro projeto da Fundação do ABC aprovado no FUMCAD de Santo André, batizado “Novas perspectivas: expansão em recursos humanos e materiais para cuidados humanizados em oncologia pediátrica”, contempla, além de consultas com a equipe multidisciplinar, exames, medicações, infusão de quimioterapia e exames especializados com analgesia, entre outras atividades.