Projetos da Fundação do ABC recebem prêmio “Amigo do Meio Ambiente” 2016

Publicado em: 21/10/2016

Dois projetos desenvolvidos por unidades da Fundação do ABC estiveram entre os vencedores da edição 2016 do prêmio “Amigo do Meio Ambiente” – certificação concedida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a organizações de saúde que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde). O evento de premiação ocorreu em 14 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis.

AME Santo André e o convênio com a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus estiveram entre os trabalhos premiados neste ano. Além dos dois projetos da FUABC, outras 13 iniciativas, de todo o Brasil, foram premiadas por ações sustentáveis voltadas à reciclagem de materiais, reciclagem de resíduos, mobilidade, melhorias no gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, educação e gestão ambiental para os colaboradores e a comunidade, plantio de árvores, tratamento de efluentes, economia no uso de água e energia elétrica, gerenciamento de resíduos perigosos, eliminação do uso de mercúrio e outras substâncias nocivas, entre outras áreas.

“O conceito de sustentabilidade é muito mais amplo do que colocar em prática ações de preservação ambiental. Ser sustentável é implementar e desenvolver projetos efetivos, a curto, longo e médio prazo, que alinhem responsabilidade social ao cuidado e respeito com o meio ambiente. E é esse o principal objetivo deste prêmio, valorizar as ações desenvolvidas por organizações de saúde que atendam o SUS, para que elas sejam propagadas e sirvam de exemplo e inspiração para outras unidades hospitalares”, descreve Dr. David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Ao todo a Fundação do ABC participou da edição 2016 do prêmio Amigo do Meio Ambiente” com 11 unidades de saúde gerenciadas. Além dos dois trabalhos premiados, receberam menções honrosas projetos do AME Mauá, Centro Hospitalar Municipal de Santo André, Hospital da Mulher de Santo André, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Hospital Estadual de Francisco Morato, Instituto de Infectologia Emílio Ribas II e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Franco da Rocha. A Faculdade de Medicina do ABC, o convênio São Mateus e o AME Praia Grande receberam duas menções honrosas cada, enquanto o AME Santo André recebeu outras três.

Em 21 de setembro, o Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC reuniu na sede administrativa da FUABC representantes das diversas unidades gerenciadas, com intuito de conversar a respeito dos trabalhos desenvolvidos e sobre o prêmio Amigo do Meio Ambiente. A ocasião também foi marcada pelo plantio de mudas no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC em comemoração pelo Dia da Árvore – celebrado justamente em 21 de setembro.

Desde o início deste ano, a equipe de sustentabilidade da FUABC tem promovido encontros periódicos com as unidades gerenciadas, com objetivo de estimular a troca de informações, a cooperação e até mesmo o desenvolvimento de ações conjuntas. Além disso, o grupo da FUABC visita os equipamentos de saúde, dá suporte para a implantação de ações e projetos na área de sustentabilidade, presta consultoria e incentiva a inscrição dos trabalhos no prêmio Amigo do Meio Ambiente.

Projeto Catadores Saudáveis atende população em São Mateus

Um dos trabalhos premiados neste ano é fruto do convênio entre a Fundação do ABC e a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, que, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, organizaram em 13 de agosto a 11ª edição do Projeto Catadores Saudáveis. O evento teve lugar no entorno da UBS/AMA Jardim Conquista III e Igreja Sagrado Coração de Jesus, em São Mateus, na Zona Leste da Capital, e buscou a promoção da saúde junto aos catadores de materiais recicláveis, aproximando essa população dos equipamentos de saúde e valorizando o trabalho que desenvolvem. Foram realizados testes rápidos de sífilis e HIV, aferição da pressão arterial e avaliação de saúde bucal.

Além dos atendimentos médicos e de outros profissionais de saúde, constaram na programação atividades como pintura de carroças pelo Núcleo de Ações Socioculturais Ativista (Coletivo N.A.S.A.), orientações para prevenção da dengue, leptospirose e sobre cuidados com os animais, entre outras ações sociais, ambientais e culturais. Também houve entrega de itens de segurança pelo Pimpex Catadores Saudáveis São Mateus, que integra o movimento Pimp My Carroça – entidade que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da “invisibilidade”, promovendo a autoestima e desenvolvendo ações criativas que utilizam o graffiti para conscientizar, engajar e transformar. Os catadores receberam kits com protetor solar, luvas de proteção, coletes refletivos, calça e capa de chuva, além de camiseta do projeto.

“Nessa 11ª edição do projeto tivemos 27 catadores atendidos, cerca de 15 carroças grafitadas e o envolvimento de mais de 40 profissionais e voluntários. Graças à ação, foi possível diagnosticar dois casos de pressão alta, um de sífilis e outro de HIV, sendo que todos já iniciaram tratamento no próprio dia do evento”, resume Sandro Nicodemo, coordenador ambiental da Fundação do ABC para o convênio São Mateus e membro do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, que acrescenta: “A maioria da população ainda não vê os catadores de materiais recicláveis como agentes de mudança ambiental. Entretanto, eles exercem esse papel fundamental na cidade, pois coletam toneladas de resíduos semanalmente. Dessa forma, além do trabalho de saúde direcionado a esse público, também buscamos valorizá-los, mostrando à sociedade sua real importância. O Projeto Catadores Saudáveis acredita exatamente nisso e busca fortalecer a ideia de que pequenas pessoas, em pequenos lugares, fazem grandes mudanças”.

O Projeto Catadores Saudáveis de São Mateus teve início em 2012, por iniciativa da Unidade Básica de Saúde Jardim Conquista III. Por meio de articulação local, outras duas unidades de saúde foram envolvidas no trabalho, assim como conselhos gestores, lideranças e comerciantes locais. O primeiro encontro contou com 15 catadores beneficiados e inspirou as edições seguintes. Até a 10ª edição foram quase 200 catadores atendidos em São Mateus, Sapopemba, Cidade Tiradentes e Santo André.

AME Santo André reduz em 22,54% consumo de energia

Gerido pela Fundação do ABC desde a inauguração em 2010, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André foi premiado neste ano pelo projeto “Redução de consumo de energia elétrica após substituição de lâmpadas halógenas para lâmpadas LED ecologicamente corretas”.

Conforme detalhado no trabalho da unidade, o setor energético tem passado por transformações ao longo dos anos e, ultimamente, uma das principais mudanças nesse mercado é a tecnologia LED, que permite a fabricação de lâmpadas de alta eficiência e com redução no consumo de energia quando comparadas às lâmpadas tradicionais, o que contribui sobremaneira com a preservação do meio ambiente. Entre as principais vantagens das lâmpadas LED estão a ausência de mercúrio na composição, longa durabilidade – 15.000 horas ou cerca de 7 anos usando 6 horas por dia –, economia de até 83% no consumo de energia e acendimento instantâneo, além de não aquecerem o ambiente e serem consideradas ideais para iluminação de objetos coloridos e sensíveis ao calor.

Frente a esses benefícios, o AME Santo André implantou programa de substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED. A primeira fase do projeto foi desenvolvida no centro cirúrgico, hospital dia, auditório e áreas comuns, pois foram classificados como as alas com maior consumo de energia. Ao todo foram substituídas 250 lâmpadas halógenas por lâmpadas LED entre setembro e outubro de 2015.

Com as alterações, notou-se redução significativa no consumo de energia mensal. Comparativamente, o consumo médio entre fevereiro e agosto de 2015 foi de 30.377,1 kW. Após as substituições das lâmpadas, a média obtida entre setembro de 2015 e março de 2016 foi de 23.529,4 kW. A redução de 6.847,7 kW equivale à economia de 22,54% no período, com relevante impacto financeiro e para o meio ambiente.

Nardini conquista 4º prêmio consecutivo de sustentabilidade

Desde 2013 o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá tem suas iniciativas sustentáveis premiadas no Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), que em 2016 chegou à nona edição. O evento, que aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro no Hospital Sírio-Libanês, na Capital, é organizado anualmente em parceria com a organização internacional Saúde Sem Dano e a Secretaria de Estado da Saúde. Este ano o Nardini foi reconhecido pela ação de descarte correto de lâmpadas fluorescentes a partir da verba gerada pela venda de material reciclável. Foram premiadas 40 unidades de Saúde de todo o País que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede privada.

Entre 2013 e 2016 o hospital deixou de mandar ao aterro sanitário 60 toneladas de materiais como papel, plástico e papelão. Com a venda da coleta, que garante mensalmente cerca de R$ 300, o hospital custeia a destinação adequada das lâmpadas. O montante é recolhido pela mesma empresa que realiza a coleta do material reciclável. Esta, por sua vez, encaminha à empresa especializada em descarte seguro de lâmpadas. O setor de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental do Nardini monitora as ações mediante envio de relatório mensal e certificados. Entre agosto de 2015 e agosto deste ano, o hospital descartou de forma sustentável 3.700 lâmpadas.

A lâmpada fluorescente tem grande potencial poluidor e impactante ao meio ambiente e à saúde humana. Caso seja quebrada, libera mercúrio, substância altamente nociva e que pode levar à intoxicação. Se o vapor for inalado por quem a manuseia pode provocar graves problemas respiratórios. Com isso, a iniciativa agregou proteção à saúde do trabalhador e redução do impacto ambiental. Hoje, com o fluxo estabelecido e divulgado na instituição, as lâmpadas inservíveis têm local próprio e organizado para armazenamento.

“Com o engajamento das ações de promoção à saúde ambiental no hospital podemos demonstrar a importância do setor saúde estar envolvido com as questões ambientais. Tais ações nos permitem reverter o aumento na carga de doenças por causas ambientais e apresentar a oportunidade de contornar a escalada de custos na assistência”, comenta a responsável pelo setor de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental da unidade, Ecimara dos Santos Silva.

Entre outras ações sustentáveis recentemente desenvolvidas no hospital estão o controle interno da qualidade da água, a reciclagem dos resíduos gerados pelas obras em andamento (pronto-socorro e maternidade) e dejetos ferrosos de infraestrutura, assim como a substituição inicial das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs e a elaboração do Plano de Educação Ambiental.

Em 2013, para aderir ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), o Hospital Nardini optou por assumir e desenvolver nove objetos que compõem a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Várias iniciativas já foram consolidadas e outras constam no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde da instituição.

No seminário deste ano, os hospitais membros do PHS aderiram ao “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, que tem como objetivo mobilizar organizações de saúde de todo o mundo a implantar ações efetivas de redução na emissão de gases de efeito estufa, como o carbono.