Pronto-Socorro de Praia Grande ganha nova Sala de Emergência

Publicado em: 20/12/2013

Às vésperas da temporada de verão, quando a população de Praia Grande supera 1 milhão de pessoas, o Pronto-Socorro Central da cidade, segundo maior da região em atendimentos, ganha nova Sala de Emergência. Inaugurada pelo prefeito Alberto Mourão em 21 de novembro, a obra de remodelação e ampliação do setor permite melhor atendimento a pacientes gravíssimos, em risco de morte, como os que chegam via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Em número de consultas e procedimentos, o Pronto-Socorro Central de Praia Grande é o segundo principal da região, como afirmou o superintendente Dr. Inacio Lopes Júnior, que representou Mauricio Mindrisz, presidente da Fundação do ABC, gestora do Hospital Municipal Irmã Dulce, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara e do PS Central.

“A Sala de Emergência foi redimensionada para essa capacidade de atendimento”, citou Lopes. Segundo ele, os atendimentos no PS Central saltaram de uma média mensal de 8 mil, quando a FUABC assumiu a gestão do serviço em abril de 2011, para atuais 24 mil. “Na temporada, chegamos a 30 mil atendimentos por mês”, citou o superintendente. “O momento é muito oportuno para a entrega desta obra, pois, como apontado por série histórica, há cerca de mil atendimentos por dia na temporada”.

Com a remodelação, a nova Sala de Emergência ampliou a capacidade de sete leitos para 11 (além do isolamento), com a criação de áreas distintas para pacientes adultos e futuro atendimento pediátrico. Entre os destaques da obra também estão a ampliação da área física, melhor acesso a ambulâncias, portas mais amplas e cortina de ar condicionado, uma espécie de barreira que evita que o ar de dentro do ambiente se misture com o de fora, mantendo a temperatura estável. Posto de enfermagem em localização estratégica e conforto médico, além de sanitários, melhoram as condições de trabalho. Toda a infraestrutura foi refeita, bem como instalações hidráulicas e elétricas, sistema de tubulação de gases, climatização, pintura e revestimentos.

Dotada de suporte semi-intensivo e funcionando 24 horas, a emergência visa estabilizar o quadro clínico do paciente grave, que posteriormente pode ser encaminhado para internação hospitalar ou permanecer em outro setor do pronto-socorro, como observação e repouso, dependendo da evolução. Vale salientar que no decurso da obra, a emergência manteve normalizado o atendimento à população numa área adaptada.

Em busca da inversão do sistema
Na inauguração, o prefeito Alberto Mourão destacou a importância da tecnologia, adequação e funcionalidade na emergência do PS, tornando o serviço “cada vez melhor”. Entretanto, ponderou que o município vive processo de valorização da rede básica de saúde, investindo em prevenção para evitar doenças e seus agravamentos. Mais médicos, melhorias na rede física e informatização do sistema são alguns dos avanços citados por Mourão, que frisou a necessidade de se conscientizar a população sobre a utilização adequada dos serviços, evitando sobrecarregar os prontos-socorros com atendimentos ambulatoriais.

O secretário de Saúde, Dr. Francisco Jaimez Gago, pontuou que há muito mais consultas em urgência e emergência do que na rede básica. Buscando uma inversão do sistema, a atenção básica vem recebendo mais recursos, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Sobre a nova Sala de Emergência, afirmou ser a melhor preparada do Litoral Sul. “Continuamos investindo em qualidade de atendimento com nova política de saúde na cidade”, declarou.

Mourão elogiou a atuação da FUABC, que há cinco anos gerencia o Hospital Irmã Dulce. “Parabenizo a Fundação do ABC. O ‘Irmã Dulce’ passou a ser um hospital de referência regional”, citou. Ao lado do ex-provedor da antiga Santa Casa, Eládio Vasquez Gonzalez, Mourão relembrou do período em que teve que fazer intervenção municipal no único hospital da cidade para dar início “à guinada” que revolucionou a área hospitalar.

Participaram da inauguração a vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Del Carmem Padin Mourão, o vice-presidente da Câmara, o médico Benedito Ronaldo César, o diretor técnico do ‘Irmã Dulce’, Dr. Airton Gomes, além de outros diretores do hospital, vereadores, secretários, profissionais de saúde e representantes da comunidade.