Próxima edição do ciclo de palestras do Emílio Ribas II abordará ‘Febre Amarela’

Publicado em: 24/03/2017

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, no Guarujá, organiza em 29 de março nova edição do ciclo de palestras para orientação e conscientização de profissionais da saúde. O tema pautado para a ocasião será ‘Febre Amarela’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail palestras@emilioribasbs.org.br. Para o dia do evento, pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde, o evento das 8h30 às 12h terá lugar no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. D. Pedro I, 350, Tejereba – Guarujá).

Evento gratuito é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, agentes comunitários e conselheiros de saúde

FEBRE AMARELA

Toda pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, deve se imunizar. A orientação do Ministério da Saúde se justifica porque a doença tem maior número de casos nos meses de dezembro a maio e a transmissão é considerada possível em grande parte do Brasil. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país. Em 2016, foram enviadas aos Estados mais de 16 milhões de doses, sendo 2,7 milhões para o Estado de São Paulo.

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos 9 meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença. Todos os Estados, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão abastecidos com a vacina contra febre amarela e o país tem estoque suficiente para atender toda a população nas situações recomendadas.

Os sintomas iniciais da doença incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.

Às pessoas que identificarem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é importante, principalmente, àqueles que realizaram atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata.

Além da vacinação, as medidas preventivas contra a febre amarela também incluem a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e do vírus Mayaro (com informações da Agência Saúde/Ministério da Saúde).

PREVENÇÃO NO CARNAVAL

Neste carnaval, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, em conjunto com proposta da Fundação do ABC, realizou a campanha “Carnaval + Saúde 2017”, pela qual promoveu a distribuição de preservativos para a comunidade do bairro durante os dias de folia. O intuito foi promover e estimular a prevenção da AIDS e das DSTs. O preservativo é o método mais eficaz para prevenir muitas infecções sexualmente transmissíveis, além de uma possível gravidez não planejada. No cenário atual, muitos jovens estão se contaminando através do sexo desprotegido. Por essa razão, o ERII resolveu trabalhar na Atenção Primária, ou seja, na prevenção. Nesse sentido, outras ações semelhantes já estão sendo planejadas para o decorrer do ano.