Reabilitação Lucy Montoro transforma vida de moradores

Publicado em: 01/07/2022

Jaqueline de Pinho Cavalcanti é mãe do paciente Victor Cavalcanti – Foto: Divulgação/PMD

Vagner Ribeiro, morador do Jardim Inamar, colaborou na construção do prédio do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, de Diadema, onde funciona a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Quase 15 anos depois, ele retornou ao local que ajudou a levantar para iniciar o processo de reabilitação após a amputação de membro inferior. “Fico feliz de ter feito parte desse local que, hoje, beneficia muitas pessoas”, afirma. A chegada do serviço a Diadema, em outubro de 2021, trouxe mais qualidade no atendimento para a população do município e da região. Em 10 meses, fez a diferença na vida de mais 7.800 pessoas que utilizaram a Rede e conquistou 87,65% de satisfação dos pacientes.

O equipamento de saúde integra a rede do Governo do Estado e está sob gestão da Fundação do ABC. Quem procura o serviço passa, inicialmente, em uma triagem para avaliar quais profissionais farão parte da equipe de acompanhamento. Os atendimentos estão voltados para reabilitação visual e física; dor crônica benigna e de causa musculoesquelética; lesões encefálica, medular, neurodegenerativa e neuromuscular; amputações e malformações congênitas; e paralisia cerebral e/ou atraso de desenvolvimento neuromotor.

“No primeiro dia eu já senti firmeza. Melhorei muito meu equilíbrio, gradualmente. Foi rápido e bom. Hoje, começo a sonhar com coisas melhores e pretendo tirar habilitação pra PCD (Pessoa com Deficiência). É só gratidão, todos são 100%”, aprova Vagner.

Mais avançado, Gilvan Vitorino da Silva já conquistou seu sonho de voltar a conduzir seu carro. Ele chegou ao serviço com sequelas pós-Covid e garante que pouco a pouco vem recuperando sua autonomia. “Eu cheguei aqui com problema de memória e não podia sair sozinho na rua. Hoje eu já posso dirigir meu carro”, comemora. O projetista aposentado relata que foi bem recebido por toda a equipe. “O que mais me impressionou aqui foi o atendimento das pessoas. São muitos profissionais dedicados no que fazem. A gente sente um acolhimento muito especial aqui no Lucy Montoro. Cada um se dedicando a oferecer um melhor trabalho. É uma esperança pra gente”, elogia.

Ter um serviço de reabilitação perto de casa também favorece a adesão. “A gente que é deficiente físico muitas vezes não é bem recebido em vários lugares. Aqui é perto de casa e eles me dão todo apoio e força”, afirma Lurdes Margarida dos Santos Falavena. Após vários tratamentos, a moradora da Vila Nogueira foi direcionada à Rede Lucy para acompanhamento da síndrome pós pólio, em consequência da paralisia infantil. “Fiquei muito feliz porque cada dia que passa eu vou perdendo mais força (nos membros inferiores e superiores). Isso me deu esperança e vejo que tenho possibilidade de ir mais longe”, garante.

SONHOS

Enquanto Lurdes se esforça para manter sua autonomia, Jaqueline de Pinho Cavalcanti se empenha para que o filho Victor Cavalcanti de Sá, prematuro extremo, possa trilhar um caminho de conquistas. “Tive uma gestação de 26 semanas, ele nasceu com 665 gramas e 30 centímetros e foi direto para UTI neonatal. Ficou lá seis meses”, relembra a mãe.

“Chegamos em dezembro, o Victor tinha dois anos e, com um mês de fisioterapia, já estava andando bem. Faz acompanhamento com fono e pedagoga. É gratificante ver a evolução dele e o carinho com que é tratado. As pessoas te acolherem tão bem que você acredita que tudo é possível, que vai dar certo. E o que você mais precisa na área da saúde é ser acolhida por alguém”, finaliza Jaqueline.

PARCERIA

A instalação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro é resultado da parceria entre município, que cedeu o espaço para implantação, Governo do Estado, que instalou e mantém o serviço, e Fundação do ABC, que responde pela gestão.

Para atendimento aos moradores, a rede municipal de Diadema ainda conta com um Centro Especializado em Reabilitação (CER), também localizado no Quarteirão da Saúde, e a Santa Casa de Misericórdia de Diadema. Para esses atendimentos, a porta de entrada é sempre a Unidade Básica de Saúde (com informações da Prefeitura de Diadema).