Reabilitação Pulmonar faz atividade terapêutica no Guarujá

Publicado em: 28/03/2014

Atividade de socialização contará com aula prática de surf para idosos com asma, enfisema e DPOC atendidos na Faculdade de Medicina do ABC

 

O setor de Reabilitação Pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC organiza nesta sexta-feira (28 de março) viagem ao Guarujá, no litoral paulista, para cerca de 30 pacientes em tratamento. A atividade tem tanto cunho terapêutico quanto de socialização. “Boa parte dos pacientes não vai à praia há muitos anos. A falta de ar e a dificuldade em realizar tarefas simples fazem com que se isolem em casa, com medo de passar mal e dar trabalho”, explica a fisioterapeuta responsável pela Reabilitação Pulmonar da FMABC, Selma Denis Squassoni, que acrescenta: “Esperamos que essa experiência mostre aos pacientes que podem sair e conviver normalmente em sociedade. Buscamos estimular para que não abandonem o tratamento e tenham cada vez mais autonomia e qualidade de vida”.

Essa será a terceira viagem do setor ao Guarujá – as duas primeiras ocorreram em 2012. A ação integra programa de reinserção social dos pacientes, em esforço que também reúne atividades como palestras educativas, grupo de coral, aulas de artesanato com materiais recicláveis e, em breve, aulas de tênis.

Inaugurada em 2001 pela disciplina de Pneumologia, a Reabilitação Pulmonar da Medicina ABC realiza cerca de 1.000 atendimentos mensais – a grande maioria via Sistema Único de Saúde (SUS). O local é destinado principalmente a adultos e idosos portadores de bronquite crônica, enfisema pulmonar, DPOC, asma e outras patologias pulmonares. “Temos pacientes que chegam em cadeira de rodas e depois de alguns meses de tratamento passam a vir sozinhos e andando”, cita o professor titular de Pneumologia, Dr. Elie Fiss.

A atividade terapêutica no Guarujá não terá custos aos pacientes. Todos serão acompanhados pela equipe da Reabilitação Pulmonar e no Guarujá haverá um professor de surf à disposição do grupo para ensinar equilíbrio e dar dicas aos pacientes interessados e em condições de praticar o esporte.

 

Mais qualidade de vida

De acordo com a fisioterapeuta Selma Denis Squassoni, a maioria dos pacientes atendidos no setor apresenta muito cansaço, fraqueza muscular, sedentarismo e falta de ar. “Com o trabalho contínuo de reabilitação percebemos melhora de até 30% da força muscular, na qualidade de vida e independência. Os pacientes aprendem a respirar melhor, praticam exercícios e passam a desenvolver atividades diárias com mais disposição e facilidade”, garante a coordenadora da Reabilitação Pulmonar.

Os atendimentos na FMABC ocorrem de segunda a sexta-feira no período da manhã, em sessões de exercícios que duram uma hora. Os grupos frequentam o espaço duas ou três vezes por semana – segundo a necessidade – e têm atividades em bicicleta ergométrica, de alongamento e reeducação postural, para fortalecimento de membros superiores e inferiores, assim como palestras educativas.