Receitas da Fundação do ABC crescem 24,7% em 2020

Publicado em: 24/06/2021

Protagonista no combate à pandemia, entidade gerencia 1.188 leitos de Covid-19 e realizou 4.219 novas contratações, com total de 26.214 funcionários diretos

 

Braço de ensino e pesquisa da FUABC, o Centro Universitário FMABC analisa cerca de 1.000 exames de Covid-19 por dia

Classificada entre as maiores instituições de Saúde do País, a Fundação do ABC divulgou recentemente os dados do balanço de 2020, pelos quais nota-se crescimento de 24,7% das receitas, que partiram de R$ 2,34 bilhões em 2019 para R$ 2,92 bilhões no ano passado. Entre as razões para o acréscimo, a entidade assumiu a gestão plena de três novos equipamentos de saúde, em contratos firmados com o Governo do Estado de São Paulo: Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Sorocaba, AME Santos e o Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista.

No âmbito do enfrentamento à pandemia, a FUABC assumiu protagonismo na gestão de 1.188 leitos exclusivos de Covid-19, sendo 702 de enfermaria e 486 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além da readequação de diversos serviços e estruturas para receber pacientes suspeitos e contaminados pelo novo coronavírus, a Fundação do ABC também assumiu hospitais de campanha em Santos e Mogi das Cruzes, por exemplo, entre diversas outras estruturas dedicadas ao combate à Covid-19.

No ABC, a entidade assumiu a gestão do Hospital de Urgência de São Bernardo, do Novo Hospital Anchieta e do Hospital de Campanha de São Caetano do Sul, além de apoiar a gestão dos Hospitais de Campanha de Santo André. Na Capital, iniciou o gerenciamento de leitos de UTI, de enfermaria e a área de triagem médica do Hospital Ipiranga, assim como o atendimento de urgência e emergência do Pronto-Socorro Adulto do Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco.

O apoio ao Poder Público na batalha contra o novo coronavírus também incluiu a contratação de mão de obra. O quadro de colaboradores da FUABC partiu de 21.995 funcionários diretos em 2019 para 26.214 em 2020 – ou seja, um acréscimo de 19,1%. No âmbito dos fornecedores, a FUABC encerrou 2020 com total de 20.395 – crescimento de 10,65% em relação ao ano anterior.

ENTRE AS MAIORES

Além do enfrentamento à pandemia, a Fundação do ABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá. Em 2020, a rede de saúde da entidade realizou mais de 5 milhões de consultas e atendimentos em sua rede de saúde, além de 68 mil cirurgias, 83,5 mil internações e 12,6 milhões de exames e procedimentos.

Com mais de 50 anos de tradição, a FUABC responde pela gestão de 18 hospitais e 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades, além do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e de uma Central de Convênios, que está à frente de dezenas de unidades nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras.

Divulgada em 2020, edição do ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico, listou as 1.000 maiores empresas do País e classificou a Fundação do ABC em 300° lugar. Ao filtrar o ranking por categorias, a instituição do ABC é a 9ª maior do País em sua área de atuação, a de “Serviços Médicos”. Também em 2020, a Revista Exame publicou a 47ª edição especial “MELHORES & MAIORES”, que reconhece o sucesso das empresas que movimentam os mais importantes setores da economia nacional. Entre as 500 empresas listadas, a Fundação do ABC ocupa a 345ª colocação. Em seu segmento, de “Serviços de Saúde”, foi considerada a 17ª maior empresa do País.

ANÁLISES CLÍNICAS

Braço de ensino e pesquisa da Fundação do ABC, o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC analisa cerca de 1.000 exames de Covid-19 por dia, por meio do Laboratório de Análises Clínicas – credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz desde abril de 2020. Desde o início da pandemia, 10 cidades já estabeleceram convênios com a unidade de apoio diagnóstico, entre as quais Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã.

São analisados cerca de 30.000 exames por mês, sendo 65% do tipo RT-PCR e 35% de sorologia (teste rápido, ELISA e eletroquimioluminescência). Os resultados ficam prontos em no máximo 48 horas, contribuindo tanto para o diagnóstico de casos suspeitos como para o monitoramento de pacientes internados, que seguem realizando exames periódicos para verificação da carga viral.

O Laboratório de Análises Clínicas da FMABC integra a Rede Butantan, apoiando o Governo do Estado no diagnóstico da Covid-19, especialmente das amostras de exames RT-PCR. O setor também participa de inquérito sorológico, com ampla pesquisa pós-vacina dos profissionais de saúde imunizados, e está implantando equipamento sequenciador genético para estudo das principais variantes do novo coronavírus que circulam na região do ABC Paulista.