Referência em Geriatria do RS visita São Caetano para conhecer modelo dos CISEs

Publicado em: 03/10/2025

Iniciativas em saúde, educação, esporte e bem-estar voltadas à terceira idade despertam interesse de especialistas gaúchos

 

 A cidade de São Caetano do Sul recebeu recentemente a visita do médico geriatra Virgílio Olsen, diretor médico do Grupo DOC, chefe do Serviço de Geriatria da Santa Casa de Porto Alegre e professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Reconhecido por sua atuação em ensino, assistência e gestão na área do envelhecimento, o especialista esteve no município para conhecer de perto o modelo adotado nos Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs), gerenciados pela Fundação do ABC via Complexo de Saúde de São Caetano do Sul (CSSCS).

Acompanhado de Caroline Teles, gerente comercial do Grupo DOC, o médico participou, em 18 de setembro, de uma reunião com as equipes do CSSCS-CISEs, ocasião em que foram apresentados os principais projetos desenvolvidos nas unidades voltados ao público idoso. O objetivo foi promover a troca de experiências e estreitar parcerias entre as instituições.

A estrutura dos CISEs combina diferentes frentes de cuidado e promoção da qualidade de vida na terceira idade. Na área da saúde, os frequentadores contam com atendimento médico e serviços de fisioterapia, psicologia, nutrição e enfermagem. Em paralelo, há iniciativas educacionais como a Universidade da Melhor Idade (UNIMAIS), com curso de dois anos, aulas de idiomas e inclusão digital.

A prática esportiva também é valorizada, com modalidades como bocha, vôlei adaptado, pilates, musculação, hidroginástica e jogos de mesa, entre outras. Atividades de terapia ocupacional, como artesanato e jardim terapêutico, completam a proposta voltada ao bem-estar físico, mental e social.

Durante o encontro, os representantes do Grupo DOC demonstraram interesse e entusiasmo com o modelo adotado nos CISEs e destacaram que pretendem levar algumas das iniciativas desenvolvidas em São Caetano como referência para projetos voltados ao envelhecimento saudável no Rio Grande do Sul.

A visita confirma o reconhecimento do município como exemplo de políticas públicas voltadas à população idosa e reforça um princípio que guia o trabalho nas unidades: investir na pessoa idosa é, acima de tudo, uma forma eficiente de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população.