Residência Multiprofissional da MedABC terá jornadas de ‘Gerontologia’ e ‘Atenção ao Câncer’

Publicado em: 22/10/2018

Com entrada gratuita, evento em 24 de outubro (4ª feira)
ocorrerá no Hospital Estadual Mário Covas, que é um dos
hospitais-escola da Faculdade de Medicina do ABC

 

Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (COREMU-FMABC) programou para 24 de outubro (quarta-feira) duas atividades voltadas ao debate acadêmico e à atualização científica e profissional. Das 8h às 12h, o anfiteatro do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, será palco da “V Jornada de Atenção ao Câncer” e da “VIII Jornada de Gerontologia”. Sob a temática “Segurança no cuidado do idoso: perspectivas para a atenção em rede”, as atividades têm inscrições gratuitas e limitadas. Interessados devem entrar em contato com o COREMU pelo e-mail coremu@fmabc.br.

A abertura do evento estará sob responsabilidade das diretorias da FMABC e do Hospital Mário Covas. Entre os temas destacados para as palestras estão “Segurança no cuidado do idoso: perspectivas para a atenção em rede” e “Idoso frágil”, além das mesas redondas “A perspectiva bioética do cuidado seguro do idoso” e “Qualificação da assistência ao idoso com afecções oncológicas”.

 

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

A Faculdade de Medicina do ABC inaugurou em 2013 o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – modalidade de ensino no campo da pós-graduação Lato Sensu. Os cursos ocorrem em duas áreas de concentração – Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer – e proporcionam treinamento prático em serviço durante dois anos. Participam profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional.

Ao todo são quase 6.000 horas, distribuídas 20% entre atividades teóricas e teórico-práticas e 80% em atividades práticas de formação em serviço. Em regime de dedicação exclusiva, os residentes atuam em unidades assistenciais de atenção primária, secundária e terciária nos três municípios do ABC e recebem bolsa mensal do Ministério da Saúde.