Residência Multiprofissional terá jornadas em ‘Atenção ao Câncer’, ‘Psicogeriatria’ e ‘Gerontologia’

Publicado em: 23/10/2017

Evento em 25 de outubro (4ª feira) terá lugar no Anfiteatro David Uip

 

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da FMABC conta com duas áreas de concentração: Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (COREMU-FMABC) programou para 25 de outubro (quarta-feira) três atividades voltadas ao debate acadêmico e à atualização científica e profissional. Das 8h30 às 17h, o Anfiteatro David Uip, no campus universitário, receberá a “I Jornada Multidisciplinar de Psicogeriatria”, a “III Jornada de Atenção ao Câncer” e a “VI Jornada de Gerontologia”. As inscrições são limitadas e podem ser feitas junto ao Centro de Estudos em Enfermagem Maria Belén Salazar Posso pelo e-mail ceembsp@fmabc.br.

Entre os temas programados ao longo do dia estão “Transtornos de humor no idoso” (Tibor Perroco), “Síndrome da insuficiência cerebral” (Márcia Radanovic), “Atendimento multidisciplinar em psicogeriatria: preceitos e vertentes” (Fábio Armentano), “Políticas públicas: ações municipais para prevenção da fragilidade” (Sônia Maria Martins), “Medicina integrativa” (Dra. Elizabeth Zapater), e “Cuidando de quem cuida” (Inês Aparecida Mantoani). Também haverá mesas redondas sobre casos clínicos de “Depressão no idoso” e “Alzheimer”, além da apresentação de atividades desenvolvidas por residentes de Atenção ao Câncer – R1 e R2.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

A Faculdade de Medicina do ABC inaugurou em 2013 o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – modalidade de ensino no campo da pós-graduação Lato Sensu. Os cursos ocorrem em duas áreas de concentração – Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer – e proporcionam treinamento prático em serviço durante dois anos. Participam profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional.

Ao todo são quase 6.000 horas, distribuídas 20% entre atividades teóricas e teórico-práticas e 80% em atividades práticas de formação em serviço. Em regime de dedicação exclusiva, os residentes atuam em unidades assistenciais de atenção primária, secundária e terciária nos três municípios do ABC e recebem bolsa mensal do Ministério da Saúde.