Resiliência feminina no mundo corporativo é tema de palestra virtual na FUABC

Publicado em: 05/03/2021

Evento destinado às colaboradoras foi organizado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

 

A psicóloga e palestrante convidada, Cassia Silva e Souza – Foto: Reprodução

O Departamento de Recursos Humanos (RH) da Fundação do ABC organizou em 5 de março uma palestra com o tema “Mundo Corporativo e Resiliência Feminina”, transmitida virtualmente para colaboradores da FUABC, Central de Convênios e Centro Universitário FMABC pela plataforma Zoom. A atividade, realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher — comemorado em 8 de março — foi conduzida pela psicóloga e palestrante Cassia Silva e Souza, especialista em Psicologia Positiva e com MBA em Gestão e Desenvolvimento Humano. Ao todo, cerca de 50 funcionários acompanharam a palestra, a maioria mulheres.

A atividade abordou temas como a posição da mulher na sociedade atual, tabus relacionados à equiparação salarial, impacto do machismo nas relações profissionais e pessoais e, principalmente, a importância de exercitar a resiliência em todos os espaços de debate, sejam eles profissionais ou pessoais. Conceitualmente, o termo derivado do latim “Resilire”, que significa “voltar atrás”, refere-se à capacidade que cada ser humano tem de se adaptar e evoluir após situações desafiadoras e crises. “É inegável que a adversidade faça parte da vida das mulheres, muitas delas submetidas a situações de violência doméstica, machismo e subemprego. Temos que lidar com isso diariamente. O público feminino, porém, tem alta capacidade de criar soluções criativas em momentos de dificuldade, algo que advém da própria história de luta e superação das mulheres, de contínua defesa do seu espaço tanto no ambiente corporativo quanto sob aspectos pessoais”, explica a palestrante, que forneceu dicas de livros e autores especialistas no tema.

Para a psicóloga, a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que dá nome à “Lei Maria da Penha”, é o maior exemplo de resiliência nos tempos modernos. A cearense, vítima de violência doméstica por anos, atualmente é líder nacional do movimento de defesa dos direitos das mulheres. Ela ficou paraplégica após sofrer duas tentativas de assassinato pelo ex-marido.

No âmbito da pandemia, a palestrante abordou as consequências dos inúmeros desafios impostos à vida das mulheres, quando muitas se viram obrigadas a reinventar e adequar rotinas para gerenciar a educação dos filhos, dificuldades matrimoniais e obrigações profissionais.

Antes de encerrar o evento, que contou com a constante interação dos participantes por meio de chat e vídeos, a especialista revelou cinco dicas sobre como desenvolver e estimular a resiliência. São elas: autoconhecimento, automotivação, autoconfiança, flexibilidade cognitiva (permitir que os pensamentos sejam flexíveis) e cultivo ao bom humor.

DEPOIMENTOS

Após o encerramento da atividade, algumas participantes deixaram mensagens de gratidão pela experiência adquirida. “Agradecemos imensamente por ter dedicado esse tempo para enriquecer o nosso dia, nos motivar e dar essa palavra de ânimo, especialmente em meio às dificuldades impostas pela pandemia. Às vezes, nos sentimos impotentes diante de tantos desafios. Somos cobradas para sermos excelentes em tudo, mas entendo que também devemos nos permitir vivenciar as nossas próprias falhas e deficiências para que possamos superá-las”, observou a gerente administrativa e assessora da Presidência da FUABC, Dra. Priscila Meyer.

“A palestra é um presente que ganhamos ainda no ano passado. Em razão do início da pandemia, em 2020, o encontro precisou ser cancelado, mas felizmente conseguimos organizar nesta oportunidade. Esperamos que no próximo ano estejamos juntas para celebrarmos a data e nos abraçarmos novamente”, disse a gerente do Departamento de RH da FUABC, Magali Gonçales.

Por último, a coordenadora de Treinamentos do RH da FUABC, Denise Pires, se colocou à disposição dos colaboradores para o desenvolvimento de novas iniciativas que estimulem a integração e atualização dos funcionários. “Conhecemos o desafio diário de todas as mulheres e, por isso, propusemos este espaço para atualização de conhecimento e debate coletivo. Ficamos muito felizes com a participação de todos e por terem acolhido nossa ideia. São dicas e informações que muitos já conhecem, mas que precisamos lembrar de sempre colocarmos em prática”, finalizou.