Reunião do Conselho de Curadores tem apresentação do relatório de gestão 2014

Publicado em: 06/02/2015

Ampliação da sede administrativa, abertura de cursos, capacitação e treinamento de funcionários estão entre os destaques do período

A primeira reunião do ano do Conselho de Curadores da Fundação do ABC foi marcada por apresentação do relatório de gestão 2014 pelo presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva. O objetivo foi enumerar as atividades desenvolvidas em busca da maior integração entre mantenedora e unidades mantidas, assim como as conquistas obtidas no período e os projetos em andamento.

O início da apresentação detalhou pontos da reestruturação organizacional implementada na mantenedora, que incluiu a criação de três novas diretorias executivas – Qualidade, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação –, aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, revisão dos organogramas e formatação de propostas para hospitais segundo o porte (pequeno/médio e grande). Também houve a contratação de quatro novos auditores, que têm como missão atuar junto às mantidas de forma preventiva, antecipando e evitando possíveis problemas.

Em relação ao quadro de pessoal, demonstrativo geral em forma de gráfico ilustrou a evolução ao longo dos últimos anos. Em 2010, por exemplo, a FUABC tinha 11.767 funcionários. Em dezembro de 2014 o número chegava a 19.230. O avanço a partir de 2013, quando a instituição tinha 16.883 colaboradores, foi de quase 14%.

A ampliação do quadro está diretamente relacionada ao crescimento da FUABC no último ano. Ao todo foram incorporados ao grupo de mantidas três novos equipamentos de saúde: Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário e Hospital Estadual de Francisco Morato.

No campus universitário, a sede administrativa da Fundação do ABC passou por ampliação e ganhou novo pavimento com 1.300 m2, que serve de sede para a Central de Convênios – maior mantida da FUABC. Outra novidade foi a reestruturação do estacionamento com ampliação de vagas, que permitirão o desenvolvimento de novos projetos sem prejuízo aos usuários do campus.

Para este 2015, a Fundação do ABC planeja intensificar parcerias com a iniciativa privada, com intuito de captar recursos para novos projetos, reformas e ampliações. Entre os planos de parceria em andamento estão o pioneiro Instituto de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC, um novo complexo poliesportivo, a criação de anfiteatro para a mantenedora e a abertura de duas novas mantidas no campus: o Hemocentro e o Centro de Diagnósticos.

INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÃO

Uma das principais atribuições da nova Diretoria Executiva de Recursos Humanos é o desenvolvimento de cursos e treinamentos para os mais diversos segmentos profissionais, com intuito de oferecer capacitação e atualização aos colaboradores da mantenedora e das mantidas.

A primeira ação ocorreu em meados de julho, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, para abertura do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Hospitalar. A FUABC ofereceu bolsas de estudos de 70% para funcionários que ainda não haviam cursado faculdade, com objetivo de proporcionar formação superior e aperfeiçoamento nas áreas da Saúde e da Gestão Hospitalar. Ao todo foram 50 alunos matriculados, todos colaboradores da Fundação do ABC e suas mantidas.

Em 23 de outubro, a FUABC deu início a curso de pós-graduação inédito de Gestão de Negócios com Ênfase em Saúde. A abertura da especialização foi possível graças ao convênio firmado com uma das mais importantes instituições de ensino do país na área de pós-graduação e extensão, com programas customizados para empresas: a Fundação Dom Cabral. O principal objetivo da aliança é a capacitação de gestores e executivos para cargos de direção na área da Saúde. A primeira turma conta com 32 participantes, sendo 21 bolsistas da FUABC e 11 alunos do mercado.

Entre outubro e dezembro houve treinamento de 60 profissionais de Recursos Humanos de diversas unidades. Ao todo foram 60 horas na capacitação sobre “Humanização na Saúde e Relacionamento Interpessoal”. Já em novembro, 115 colaboradores das áreas Administrativa e de Enfermagem do Hospital da Mulher de Santo André participaram do curso “Entender para Atender – A Valorização do Atendimento na Saúde”. Secretárias da mantenedora, da FMABC e da Central de Convênios também constaram na pauta de ações de 2014. Entre novembro e dezembro, 30 profissionais foram beneficiadas com o treinamento “A Secretária e a sua Atuação Gerencial”.

Para este ano, a Fundação do ABC está oferecendo bolsas de estudos de 30% para funcionários e seus dependentes que queiram estudar Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Nutrição ou Terapia Ocupacional na FMABC. Colaboradores interessados em cursar pós-graduação Lato Sensu também terão 30% de desconto nas mensalidades dos cursos da Medicina ABC.

Até o final de fevereiro de 2015, profissionais das áreas Administrativa e de Enfermagem dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Mauá, Praia Grande e Santo André participarão do curso “Entender para Atender – A Valorização do Atendimento na Saúde”. Ao todo serão 280 colaboradores capacitados.