Reunião mensal das unidades da FUABC passa a ser itinerante

Publicado em: 23/09/2022

A cada mês, dirigentes das unidades da Fundação do ABC se reúnem em uma unidade para maior integração, sinergia e troca de experiências

 

Gestores das unidades gerenciadas da FUABC em reunião no AME Praia Grande, em agosto

A reunião mensal das unidades gerenciadas pela Fundação do ABC agora é itinerante. Em agosto, o encontro foi realizado no Ambulatório Médico de Especialidades de Praia Grande. Agora, em setembro, teve lugar no campus do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André. O objetivo é proporcionar maior integração, sinergia e troca de experiências entre os gestores, que passam a conhecer in loco os projetos e iniciativas da unidade que recebe a reunião.

Os encontros itinerantes são apenas uma parte de um projeto maior de governança corporativa, capitaneado pela Presidência da FUABC por meio do setor de Projetos. Trata-se de trabalho desenvolvido em três pilares: direcionamento, sinergia e foco em resultado.

“Estamos reestruturando e fortalecendo o setor de Projetos, que passou a funcionar de forma compartilhada entre a FUABC e a FMABC. Temos agora um trabalho totalmente integrado. Esse novo modelo reafirma o laço que em determinado momento da história se perdeu. A Fundação do ABC só existe em função da existência do Centro Universitário. Isso é uma evidência inquestionável”, afirma o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que completa: “Vivemos um cenário de dificuldades no País, ainda com grandes desafios na Saúde. É muito importante colocarmos a FUABC-FMABC dentro de um conceito inovador. Vamos trabalhar juntos, em busca de soluções transformadoras, pioneirismo e projetos contundentes, que tragam soluções para os principais desafios institucionais”.

Apresentação do Presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, junto ao diretor-geral do AME-PG, Cássio Lopes

PILARES DA GOVERNANÇA

O primeiro pilar, do direcionamento, está relacionado à construção do planejamento estratégico da instituição, cujos trabalhos já estão em andamento. As diretrizes centrais serão delineadas pela Presidência e os gestores das unidades desenharão as ações em consonância com uma linha mestra pré-estipulada.

“Cada área da FUABC e todas as unidades terão sua participação na construção do planejamento estratégico. Será um trabalho conjunto de aproximadamente um ano e todos serão ouvidos. A expectativa é de que consigamos construir o planejamento em três meses, para consolidá-lo nos nove meses seguintes, por meio de reuniões de monitoramento e ações para eventuais correções de rota. É o tempo ideal para maturação do projeto e para que os colaboradores se adaptem às novas diretrizes”, explica Nelson Seixas, gestor do Departamento de Projetos da FUABC.

 

Presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes

SINERGIA E RESULTADOS

O segundo pilar envolve ampliar o acesso às informações internas, padronizar condutas e processos, criar mecanismos para oportunidades de melhorias. A ideia é trabalhar o ambiente institucional de modo a favorecer ações de cooperação e colaboração entre as unidades, no sentido de potencializar ações positivas e superar os desafios por meio da troca de experiências, ideias e do trabalho conjunto.

“A Fundação do ABC tem um grande potencial humano e precisamos explorar melhor nossas virtudes. Temos seis Ambulatórios Médicos de Especialidades, por exemplo, cujas atividades são muito semelhantes e que podem trabalhar conjuntamente para potencializar seus resultados. Compras conjuntas de materiais comuns certamente melhoram a competitividade e resultam em menores preços. Isso vale para todas as demais áreas. Cada unidade pode olhar o que a outra faz de melhor e adaptar à sua realidade. Isso é extremamente saudável para a entidade e encurta caminhos para atingirmos resultados cada vez melhores, com processos de gestão mais assertivos”, destaca Nelson Seixas.

 

 

Reitor em exercício da FMABC, Dr. Fernando Fonseca

Por fim, o último pilar diz respeito aos resultados, que estão ligados à apuração das iniciativas desenvolvidas pelas unidades. Nesse sentido, está em andamento um trabalho de padronização metodológica, para que toda a FUABC esteja em sintonia, permitindo que as ações realizadas possam ser mensuradas e comparadas.

Esses resultados passarão por validação das áreas de Finanças e de Controle Interno da entidade, ratificando a gestão estratégica envolvida em todo o processo. Além disso, a Mantenedora e o Centro Universitário FMABC atuarão ativamente nos processos, contribuindo para a implantação das melhores práticas de maneira conjunta, consistente e sustentável.

REUNIÕES ITINERANTES E OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO

Em 12 de agosto, o AME Praia Grande recebeu a primeira reunião das unidades gerenciadas pela Fundação do ABC fora da sede administrativa da entidade. Participaram representantes de todas os equipamentos de saúde, a Direção da FUABC e gestores da área de Projetos, além de colaboradores da unidade sede.

O encontro contou com tour guiado pelos funcionários locais. Também foram distribuídos fones de ouvido para os convidados, que receberam apresentações em áudio e vídeo em seus celulares, para acompanhar explicações sobre os setores do AME, projetos e iniciativas enquanto visitavam as instalações.

Dra. Maria Odila Gomes Douglas, vice-presidente da FUABC

A abertura da reunião esteve sob responsabilidade do presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. Em seguida, o diretor-geral do AME Praia Grande, Cássio Lopes, apresentou a unidade e sua abrangência, o organograma, histórico dos serviços “contratados x realizados” nos últimos 5 anos, e destacou os principais projetos e trabalhos desenvolvidos nas áreas assistenciais, de Economia, Sustentabilidade, Treinamentos e Recursos Humanos.

Ao término da reunião, o setor de Projetos lançou um desafio. Todas as unidades deveriam apresentar três iniciativas voltadas à economicidade e otimização de recursos, para serem consideradas em seus orçamentos para 2023. A proposta buscou consolidar as informações e prover o compartilhamento das boas práticas e iniciativas, contribuindo para o benchmarking e melhoria contínua dos serviços.

Na oportunidade de visita ao AME Praia Grande, um dos pilares fomentados foi o de sinergia entre as unidades, serviços, FUABC e Centro Universitário FMABC, de forma a promover a interação através da troca de boas práticas de gestão, iniciativas de sucesso, experiências e aprendizados. O resultado deste primeiro trabalho conjunto foi extremamente positivo.

Ao todo, 15 unidades gerenciadas enviaram suas propostas, totalizando 77 iniciativas. Mais de 50% das unidades apresentaram alguma iniciativa vinculada à área de Tecnologia da Informação e 30% mostraram ações ligadas à revisão dos contratos dos prestadores de serviços. Mais de 50% das unidades apresentaram alguma iniciativa vinculada a material e medicamento.

Nelson Seixas, gestor do Departamento de Projetos da FUABC

Além disso, 70% dessas iniciativas podem ser implementadas sem nenhum tipo de investimento. Entre as propostas, 68% estão vinculadas à otimização de serviços, 18% à redução de custos por meios de iniciativas em Recursos Humanos e 14% à diminuição de despesas com serviços de apoio.

REUNIÃO NA FMABC

Os resultados do primeiro desafio foram apresentados em 16 de setembro, na segunda reunião itinerante das unidades gerenciadas – desta vez realizada no Centro Universitário FMABC, em Santo André. Na ocasião, houve apresentação sobre o campus universitário e as diversas instalações, assim como dos trabalhos desenvolvidos nas áreas de graduação, pós-graduação, assistência e extensão. O reitor em exercício, Dr. Fernando Fonseca, detalhou uma série de serviços que podem ser explorados pelas demais unidades da Fundação do ABC, entre os quais o Laboratório de Análises Clínicas, treinamentos, programas de capacitação profissional e de educação continuada.

O final da reunião foi marcado pela proposta do segundo desafio: o levantamento de custos para o serviço de lavanderia e para compras de quatro itens frequentes em todas as unidades. Para a reunião de outubro, os equipamentos da FUABC deverão apresentar dados acerca dos processos internos de compras de álcool gel, gases medicinais, soro fisiológico e papel A4.