Ribeirão Pires aprova parceria com a FUABC

Publicado em: 13/09/2013

Qualidade do atendimento médico e melhorias estruturais são observadas por usuários da rede de saúde

Desde o início de agosto, a rede de saúde de Ribeirão Pires conta com reforço de 19 pediatras e 33 profissionais nas equipes de enfermagem. Os novos profissionais foram contratados pela Prefeitura por meio de convênio emergencial firmado com a Fundação do ABC, em contrato que também contempla 3 médicos psiquiatras.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia está entre as unidades que receberam as novas equipes. Diariamente, a UPA atende média de 500 pacientes. “Com mais profissionais e a melhoria na estrutura de trabalho, o tempo para a realização dos procedimentos é reduzido e a qualidade do atendimento aumenta. Este é o projeto do prefeito Saulo Benevides para o setor e será aplicado em toda a rede”, garante o secretário de Governo, que responde interinamente pela pasta de Saúde e Higiene, Koiti Takaki.

Mudanças já são observadas por quem utiliza constantemente o serviço de saúde municipal. É o caso de Katia Marisa Pereira de Lima, de 40 anos. Recentemente a moradora do Jardim Caçula procurou serviços da UPA para a filha de 15 anos, que sofre de asma. “O atendimento foi muito rápido. Meses atrás estava complicado. O médico é atencioso, examinou bem minha filha, recomendou medicação e pediu para retornarmos para ver se ela melhorou. Antes ela recebia medicação e já era mandada para casa”, lembrou.

A qualidade do serviço prestado na UPA Santa Luzia também faz com que a unidade seja referência para moradores de outras cidades, como Cassiana Sarmento Leite, de 32 anos. Com crise de enxaqueca, a moradora do Parque das Américas, em Mauá, procurou atendimento na UPA de Ribeirão.

Reforço e boas-vindas

A secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires reuniu em 6 de agosto os profissionais de enfermagem da Fundação do ABC que passaram a integrar as equipes da rede municipal. Durante o encontro, gestores de saúde da Prefeitura e da Fundação deram as boas-vindas e se apresentaram aos novos enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados para reforçar o atendimento UPA Santa Luzia, Hospital e Maternidade São Lucas, entre outras unidades de saúde.

“A aproximação com os novos profissionais é fundamental para que o trabalho seja executado com qualidade. Vamos acompanhar de perto e cobrar bons resultados das equipes de atendimento do município, para garantir melhorias nos serviços de saúde prestados em nossa rede”, afirma o secretário Koiti Takaki.

Na reunião, as equipes receberam informações sobre locais de trabalho e escalas, bem como instruções dos gestores. “Esperamos dedicação com o trabalho, cuidado com os pacientes e qualidade no atendimento, para que a saúde do município seja cada vez melhor”, afirma a diretora de Recursos Humanos da Central de Convênios – Fundação do ABC, Caroline Saint

Aubin.

Convênio reforça regionalidade

Fundação do ABC e Prefeitura de Ribeirão Pires assinaram em 26 de julho convênio para ampliação do quadro de funcionários na Saúde. A parceria celebrada via Central de Convênios-FUABC conta com investimento mensal de cerca de R$ 360 mil pela Prefeitura e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período. “Essa foi a alternativa encontrada pelo prefeito Saulo Benevides para suprir a demanda por médicos e garantir atendimento à população. Temos ouvido moradores em todos os bairros e uma das principais reivindicações é justamente a necessidade de mais profissionais na rede”, explica Koiti Takaki.

O presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, acredita que o convênio com Ribeirão Pires reforçará a regionalização da saúde no Grande ABC. “A parceria vem ao encontro do trabalho que realizamos junto ao GT-Saúde do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, no sentido da regionalização da saúde. Precisamos cada vez mais integrar os serviços municipais, estaduais e federais nas sete cidades da região, a fim de evitar duplicações e aproveitar ao máximo as potencialidades de cada equipamento em todas as cidades”, avalia Mindrisz.

Segundo a secretária adjunta de Saúde e Higiene, Lilian Shizue Kawakami Ribeiro, esse é apenas o início da parceria. “Futuramente devemos aderir a novos planos de trabalho junto à Fundação do ABC, visando a melhora contínua da saúde em Ribeirão Pires”, prevê a gestora.