Rondon da FMABC busca parceria com Projeto Guri

Publicado em: 25/10/2019

Iniciativa é resultado da articulação de alunos do curso de Medicina da FMABC

O Núcleo Rondon de Extensão Comunitária (NUREC) da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) / Centro Universitário Saúde ABC, ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), planeja iniciar em 2020 atividade de parceria com o Projeto Guri, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e considerado o maior programa sociocultural brasileiro.

Resultado da articulação de alunos do curso de Medicina da FMABC, a iniciativa tem apoio do Centro de Estudos em Saúde da Coletividade (CESCO) da FMABC e, caso confirmada, será implantada no Centro Cultural de Resistência Andreense (CECRAN), localizado no Morro do Kibon, em Santo André. Moradores da comunidade integram projetos sociais liderados pelo Projeto Rondon da FMABC desde 2017. Em setembro, integrantes do Projeto Guri estiveram na localidade para conhecer os trabalhos socioculturais desenvolvidos.

O Projeto Guri oferece nos períodos de contraturno escolar cursos de iniciação musical, luteria (construção e manutenção de instrumentos musicais), canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Para dezembro, está confirmada apresentação musical de Natal do projeto na festa de fim de ano no Morro do Kibon.

MAIS PARCERIAS

Outras duas parcerias importantes foram conquistadas recentemente pela equipe do Projeto Rondon da FMABC. A primeira com a FAU Social, entidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), que irá custear a reforma da biblioteca do CECRAN, também no Morro do Kibon. A segunda foi oficializada com o curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Paulista (UNIP), que realizará campanhas locais para toda a comunidade sobre temas como posse responsável, vacinação e castração.

“Aprendi ao logo da minha trajetória que os projetos que criamos não são nossos. Isso potencializa os resultados quando nos abrimos para as parcerias e descentralizamos as ações nas comunidades. Somando esforços nós crescemos juntos. Nem mesmo os retrocessos do mundo abalarão os nossos maiores resultados de extensão comunitária. Só temos a agradecer a disposição e confiança dos nossos parceiros que estão chegando. É gente que gosta de gente”, comemora a professora do departamento de Saúde Coletiva da FMABC e presidente do CESCO, Dra. Silmara Conchão.

PROJETO RONDON

O objetivo do Projeto Rondon é desenvolver ações que tragam benefícios permanentes às comunidades parceiras por meio da melhoria do bem-estar social e da capacitação da gestão pública. Além disso, busca integrar universitários à realidade dos municípios, dando a eles o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses, contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes.