Santo André cria telemonitoramento para acompanhar pacientes com dengue

Publicado em: 22/03/2024

Em parceria com a FMABC, serviço busca acolher e monitorar casos com intuito de evitar possíveis agravamentos da doença

 

No novo serviço, os pacientes são monitorados a cada 24 horas por meio de ligações telefônicas até receberem alta médica (foto: Helber Aggio/PSA)

Santo André criou mais um serviço para acolher o munícipe diagnosticado com dengue. Depois de inaugurar o Centro de Referência para Dengue no dia de 11 de março, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar o telemonitoramento para casos positivos da doença, no qual os pacientes são monitorados a cada 24 horas por meio de ligações telefônicas até receberem alta médica.

Os pacientes-alvo do serviço são aqueles que estiveram no Centro de Referência para Dengue, nas seis UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou no PA (Pronto-Atendimento) de Paranapiacaba e tiveram o diagnóstico positivo para dengue. Eles são acompanhados, por telefone, por alunos do curso de medicina da FMABC (Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC), orientados por preceptoria médica e de enfermagem.

“Santo André se destacou na condução da pandemia da Covid com a criação de serviços de acolhimento e acompanhamento dos munícipes. Estamos usando essa experiência adquirida para dar suporte neste momento de alta de casos de dengue, com a criação do Centro de Referência e agora esse serviço de telemonitoramento. É importante que as pessoas se sintam respaldadas e cuidadas e esse é o nosso principal objetivo”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O serviço começou a funcionar em 18 de março e 27 munícipes estão sendo acompanhados pela equipe, sendo que quatro tiveram complicações identificadas e foram orientados a retornar às UPAs.

“É um serviço que funcionou muito bem durante a pandemia da Covid e que permite um acompanhamento mais próximo do estado de saúde do munícipe, evitando que haja agravamento do caso. Nossa prioridade é acolher e cuidar do andreense infectado pela dengue até que ele esteja de alta médica e possa retomar suas atividades cotidianas”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O telemonitoramento é conduzido pela Escola da Saúde, área de educação permanente e de formação da Secretaria da Saúde. “O serviço como estratégia complementar ao cuidado em saúde ofertado pela rede de serviços se mostra como ferramenta potente para o cuidado e para a prevenção do agravamento da dengue, colocando a Secretaria de Saúde ainda mais perto da população andreense. Também é ferramenta de formação dos alunos e profissionais, tanto no acolhimento, escuta e cuidado, quanto na utilização de tecnologias de informação e inovadoras na saúde”, explicou Maria Beatriz de Miranda Matias, gerente da Escola da Saúde.

O Centro de Referência para Dengue está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, e atende os munícipes andreenses com suspeita da doença de segunda a sexta, das 7h às 21h.