Publicado em: 18/08/2023
Referência em saúde integral da mulher na região, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein celebrou em 16 de agosto seus 15 anos de fundação. O equipamento é responsável por todos os partos de usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santo André e inicia uma nova fase, com reforma completa da estrutura para se adequar aos exigentes padrões de modernidade do programa municipal Qualisaúde.
Desde a inauguração, em 2008, o Hospital da Mulher de Santo André é gerenciado em parceria com a Fundação do ABC. O prefeito Paulo Serra e o secretário de Saúde, Gilvan Junior, visitaram as obras no equipamento, que incluem a troca total do piso e contrapiso dos dois andares, da UTI Neonatal, reparos na cobertura, além de adequações na laje do ambulatório, na enfermaria e no anfiteatro. As intervenções começaram em março e terão custo de pouco mais de R$ 1 milhão.
“Santo André foi pioneira em oferecer um hospital para cuidar especificamente da mulher. Temos exportado essas práticas e vemos outras cidades inaugurando equipamentos deste porte, o que é bom para o SUS. Nós, como andreenses, ficamos felizes por sermos exemplo. Nesta quarta-feira, quando o Hospital da Mulher completa 15 anos, estamos revitalizando o equipamento, trazendo o padrão do Qualisaúde e vamos em breve ampliar a capacidade de realizar exames de imagens”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Serão adquiridos dois aparelhos de ultrassom, um mamógrafo e um aparelho de densitometria óssea, que vão elevar a capacidade de atendimento do Hospital da Mulher. “Em mais algumas semanas esses equipamentos já vão estar disponíveis para cuidar integralmente da saúde da mulher, melhorando e acelerando os diagnósticos e, por consequência, o tratamento. Essa é uma característica da nossa gestão, investir em modernidade e tecnologia para oferecer o melhor atendimento possível para a população”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
“Estamos passando por um novo momento no Hospital da Mulher, com investimento em tecnologia. Esses recursos, mesclados com novas estratégias de humanização, vão qualificar demais a recepção do hospital, melhorar o atendimento de primeira consulta, de emergência e também de quem vai ficar internada”, comemorou o diretor da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.
ESTRUTURA
Ocupando área construída de mais de 7 mil metros quadrados no Parque Novo Oratório, o Hospital da Mulher registra média mensal de 350 partos, 10,2 mil consultas e atendimentos e 10 mil exames e procedimentos. No total são 114 leitos, incluindo maternidade, centro de parto natural, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, UTI Adulto e Centro Cirúrgico, além de Pronto-Socorro 24 horas nas áreas de ginecologia, obstetrícia e violência sexual.
Em prédio anexo funciona a Casa da Gestante, responsável por conduzir trabalho de parto humanizado, além de oferecer curso para mulheres grávidas. O local também serve como residência provisória de cuidado à gestação de alto risco para usuárias identificadas pela Atenção Básica ou Especializada.
O Hospital ainda conta com banco de leite humano, que, além de Santo André, atende Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e parte da Zona Leste de São Paulo. Ambulatório de aleitamento materno, terapia integrativa de trio sensorial (ativar sensações durante o trabalho de parto), grupo terapêutico das mães da neonatologia e treinamento para mães (manobras de desengasgo) completam a assistência ofertada.
MÃE ANDREENSE
O Hospital da Mulher conta desde 2023 com o programa Mãe Andreense, que tem como objetivo incentivar as mamães a comparecerem regularmente às consultas de pré-natal na rede municipal de Santo André. Todas que tiverem o parto no Hospital da Mulher ganham o kit do programa Mãe Andreense, com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador, troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade. O programa é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Social em parceria com a Secretaria de Saúde.
HOMENAGEM
Os colaboradores do Hospital da Mulher participaram de uma confraternização especial de aniversário no dia 16 de agosto e tiveram como convidadas Laura Aparecida dos Santos Stein e Ana Aparecida dos Santos Dall’Olio, filha e irmã de Maria José dos Santos Stein, que dá nome ao hospital e que ficou marcada pelo engajamento na humanização do SUS e no cuidado integral da saúde da mulher.
“Todos aqui do hospital mantêm viva a memória da minha mãe e dão sentido diariamente ao ideal que ela defendia ao lutar por um SUS humanizado e por um atendimento de saúde voltado às mulheres do município. Nossa família é grata por todos os profissionais”, agradeceu Laura.