Santo André promove mesa de debates no ‘Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal’

Publicado em: 26/05/2017

Ação fez parte da campanha “Maio Roxo”, que visa conscientizar e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doença de Crown e retocolite ulcerativa

 

Em comemoração pelo “Maio Roxo”, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Inovação Social, realizou em 19 de maio mesa de debates sobre doenças inflamatórias intestinais. A atividade na Câmara Municipal contou com explanações da primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, da coloproctologista do Centro Hospitalar Municipal, Dra. Sandra Di Felice Boratto, do gerente de humanização e psicólogo, Fábio Saad, e da médica proctologista, gastroenterologista e colonoscopista, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, que atualmente é secretária adjunta de Saúde de Santo André e presidente da Fundação do ABC.

Dra. Sandra Di Felice Boratto, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, Ana Carolina Barreto Serra, Ana Paula Peña Dias e Fábio Saad

O Maio Roxo é uma campanha global, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade e do Poder Público para as doenças inflamatórias intestinais – em especial a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn –, além de promover maior conscientização sobre o problema e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O mês de maio foi escolhido, pois no dia 19 comemora-se o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, coordenado internacionalmente pela European Federation of Crohn’s & Ulcerative Colitis Associations (EFCCA).

O evento em Santo André contou com participação de cerca de 100 pessoas, entre pacientes e trabalhadores da área de saúde, que discutiram sobre os aspectos das doenças e as condições psicológicas associadas. Os participantes receberam também laços na cor roxa e material informativo sobre o assunto, da ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

A primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, diagnosticada com doença de Crohn em 2011, ressaltou as dificuldades em obter o diagnóstico correto e com a falta de informação sobre essas doenças. “Falta conhecimento para as pessoas, falta informar os sintomas que estão sentindo. Às vezes achamos que não é nada e não damos a devida importância, e quando vamos realmente procurar ajuda, vemos que tinha muito mais a ser feito se tivéssemos nos questionado e procurado ajuda adequada antecipadamente. Eu fui uma dessas pessoas. Eu procurei durante dois anos muitos médicos e eu sempre recebi os mais diversos diagnósticos e nunca fiquei satisfeita, até encontrar a Dra. Sandra Boratto, que fez o diagnóstico imediatamente”.

A presidente da FUABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna

O encontro também serviu para alertar profissionais da saúde quanto aos principais sintomas e já providenciou cartazes, panfletos e diversos materiais sobre o assunto, que serão disponibilizados nos postos de saúde do município.

INFLAMAÇÕES INTESTINAIS

A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são inflamações intestinais crônicas e de difícil diagnóstico. As duas não têm cura e necessitam de supervisão médica constante. A maior incidência normalmente ocorre em jovens de 18 a 28 anos. Os principais sintomas na retocolite são dores abdominais e diarreia com sangramento. A doença de Crohn pode ter diagnóstico mais difícil por apresentar maior variedade de sintomas, geralmente associados ao emagrecimento e à dor abdominal. A principal diferença entre as patologias é que a retocolite atinge apenas a região do intestino grosso. Já Crohn aparece em qualquer setor do aparelho digestivo, podendo ocasionar, em alguns casos, obstrução intestinal.

Tanto a retocolite como Crohn são provenientes de alterações no sistema imunológico do intestino, que têm como consequência a inflamação. As origens são desconhecidas, mas pesquisas apontam que fatores hereditários potencializam o desenvolvimento. Problemas emocionais e estresse podem piorar o problema.

O tratamento pode ser clínico, à base de medicamentos, ou cirúrgico, dependendo da gravidade da doença e das condições do paciente.

SANTO ANDRÉ

A Secretaria de Saúde e o Núcleo de Inovação Social de Santo André prepararam durante o mês de maio diversas ações de conscientização sobre a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Além da palestra, o Maio Roxo andreense teve a iluminação na cor roxa da rua Oliveira Lima, identificação das unidades de saúde e trabalhadores com laços também na cor roxa e orientação aos pacientes na sala de espera em unidades de saúde.

Diversas cidades do Brasil também aderiram à campanha. Entre os pontos que receberam a iluminação roxa estão a Faculdade ENIAC em Guarulhos, o Estádio do Mineirão em Belo Horizonte, o Santuário da Penha no Rio de Janeiro e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo. As atividades em prol do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal em todo o mundo podem ser vistas no site www.worldibdday.org.