Publicado em: 10/05/2019
A Prefeitura de Santo André iniciou mais uma importante força-tarefa do programa Saúde Fila Zero. Desta vez, os esforços são para zerar a fila de espera por cirurgias eletivas. Ao todo, mais de mil pacientes que aguardavam há anos para realizar cirurgias de vesícula, hérnia, tireóide e vascular serão atendidos no Hospital Dia do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão (CHM).
A iniciativa, que teve início no dia 22 de abril, ocorre de segunda a sábado e terá duração de 100 dias. Com a ação, a Secretaria de Saúde visa normalizar a marcação de cirurgias dessas especialidades.
“Esse é mais um grande esforço da saúde para zerar filas por atendimento médico, exames e procedimentos. Desta vez, a força-tarefa é para acabar com a espera por cirurgias. Uma mobilização de toda a equipe médica do CHM permitirá que sejam realizados mil procedimentos cirúrgicos ao longo de 100 dias. É a Saúde de Santo André sendo tratada com prioridade e eficiência para o atendimento da nossa gente”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
O secretário de Saúde, Márcio Chaves, destacou o intenso trabalho de reorganização em curso em toda a rede municipal de saúde. “Estamos realizando um trabalho de reestruturação e reorganização de todos os fluxos da Secretaria de Saúde. Era fundamental investirmos nos fluxos da urgência e emergência, que começou pela reforma das UPAs. Hoje temos sete equipamentos de urgência e emergência em funcionamento. Reorganizamos também os fluxos de especialidades e agora estamos na parte hospitalar, sobretudo enfrentando a questão da fila de cirurgias”, explicou.
A auxiliar de enfermagem Janaína Macedo Raschal, 43 anos, foi uma das beneficiadas pela força-tarefa e elogiou a organização. “Foi uma espera muito grande e tinha urgência de realizar esse procedimento, mas a partir do momento que me ligaram para participar da força-tarefa foi tudo rápido. Fiz todos os exames em um único dia, já peguei o resultado e estou aqui para fazer a cirurgia”, comentou.
“Durante 100 dias pretendemos realizar mil cirurgias que vai zerar a fila de cirurgia eletiva, sem falar obviamente, de todas as cirurgias de emergência que ocorrem diariamente no Centro Hospitalar Municipal de Santo André. É um trabalho forte da Secretaria de Saúde no sentido de oferecer ao cidadão de Santo André uma atenção básica de qualidade, um trabalho especializado e de referência em termos hospitalares” completou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.
O Hospital Dia foi reaberto pela atual administração em abril de 2017 e realiza cirurgias de baixa complexidade que permitem que o paciente passe pelo procedimento e tenha alta no mesmo dia, sem a necessidade de permanecer internado em observação. Posteriormente os pacientes retornam ao serviço para fazer curativos e novas avaliações.
No último mês, a Administração realizou também atendimentos em gastroenterologia, endocrinologia infantil, otorrinolaringologia adulto e infantil, pediatria, ginecologia e clínica geral.
HISTÓRICO
O Programa Saúde Fila Zero foi lançado em 2017 com objetivo de zerar a fila de espera por consultas, exames e melhorar o fluxo de atendimento das demandas na área da Saúde. Em 2018, foram realizados mais de 590 mil procedimentos, como laqueaduras, cirurgias sling, ultrassom, coleta de sangue e urina, consultas com dermatologista, neurologista adulto e pediátrico, endocrinologista e oftalmologista.