Santo André realiza força-tarefa de oftalmologia e ortopedia

Publicado em: 06/05/2022

Serão feitos cerca de 4 mil atendimentos previamente agendados

 

Foto: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André iniciou, dia 30 de abril, mais uma importante força-tarefa do programa Saúde Fila Zero. Desta vez, os esforços são para normalizar a fila de espera por consultas com as especialidades de oftalmologia e ortopedia.

Com a ação, a expectativa é atender cerca de 4 mil pessoas em quatro sábados. Os beneficiados pelo programa foram previamente agendados, respeitando a ordem cronológica da fila de espera.

“Seguimos nesta retomada dos atendimentos da Saúde com mutirões para zerar a demanda reprimida por consultas e procedimentos. Um grande esforço para normalizar os atendimentos neste pós-pandemia”, destaca o prefeito Paulo Serra.

As consultas serão realizadas nos Centros de Especialidades da Rua Joaquim Távora e do Centro Hospitalar Municipal (CHM). Além da ação, a força-tarefa se repetirá no mês de maio nos dias 7, 14 e 21, das 8h às 18h.

Moradora da Vila Metalúrgica, a aposentada Ivany Terrabuio passou por consulta com oftalmologista no dia 30. “Gostei muito do mutirão. Está ajudando a mim e também a outras pessoas. Aprovei o atendimento. Achei muito bom”, disse.

“O objetivo não é somente reduzir as filas, mas oferecer atendimento de qualidade à nossa população e compensar o atraso imposto pela pandemia. Os munícipes já sairão das consultas com encaminhamentos em mãos e terão exames e procedimentos marcados no mesmo dia. É um grande esforço para realizar quase 4 mil atendimentos, durante quatro sábados seguidos, em duas especialidades importantes que são oftalmologia e ortopedia”, explica o secretário de Saúde, José Police Neto.

FILA ZERO

Neste ano outras forças-tarefas foram feitas. A Secretaria de Saúde realizou no início de abril cerca de 5 mil procedimentos, entre consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista e exames de eletrocardiograma e Papanicolau nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Em março foram realizados 2.100 procedimentos, sendo 1.500 atendimentos em ortopedia, 500 em dermatologia, 100 pequenas cirurgias, além de uma cirurgia bariátrica de um paciente preparado pelo Núcleo de Obesidade que já era acompanhado há dois anos.