Publicado em: 24/10/2019
O prefeito Paulo Serra assinou dia 19 de outubro a ordem de serviço para retomada das obras da Clínica da Família do Cruzado, no Jardim Santo André. A construção do equipamento teve início em 2011 e foi paralisada em 2012.
Chamada originalmente de Unidade de Saúde da Família do Cruzado, a futura Clínica da Família vai funcionar no cruzamento da rua dos Vicentinos com a Rua Canossa, e vai oferecer atendimento de qualidade dentro dos padrões do programa Qualisaúde. O equipamento contará com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal para atender 14 mil pessoas por mês.
O prefeito Paulo Serra destacou que a Clínica da Família do Cruzado contará com serviço que trará atendimento humanizado, marca da reestruturação que está sendo realizada na saúde municipal desde o início da gestão.
“É possível fazer diferente, oferecer serviço público de qualidade para a nossa gente. Esta região tem recebido muitas melhorias que estão saindo do papel, como a entrega da UPA Jardim Santo André, de duas creches, e na próxima semana a Praça da Cidadania, com esporte, cultura, lazer geração de emprego e oportunidades para a população”, destacou o prefeito.
“Este é um momento especial na cidade, pois é uma obra que está parada há muitos anos. Para nós, que fazemos o planejamento da cidade, é difícil entender como uma unidade de saúde, em uma região em que as pessoas mais precisam do SUS, ficou abandonada. Esta gestão identificou que aqui era uma área prioritária e por isso vamos começar as obras imediatamente. Estamos fazendo uma reformulação de exames de imagem e diagnóstico, entre outras ações”, completou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.
O nome da unidade faz referência ao Núcleo Cruzado, localizado no Jardim Santo André. Veronica Marques de Santana, moradora da região desde 2002, comemorou a retomada das obras. “Para nós será uma garantia a mais e um respaldo na saúde. Ficamos muito felizes que este espaço será usado para acolher e melhorar a nossa vida”.
A Clínica da Família contará com oito consultórios médicos, sendo cinco clínicos, três consultórios com sanitário (sendo um para pessoas com deficiência), sala de odontologia (com duas cadeiras, escovódromo e espera), farmácia (distribuição e estoque), sala de suturas e curativos, vacina, coleta, sala de inalação, sala de observação com sanitário para pessoas com deficiência, sala de espera, atendimento, prontuário e agendamento, além de uma sala de procedimentos.
OUTRA OBRA RETOMADA
No mês passado, a Prefeitura de Santo André retomou a obra de outra unidade, a construção da Unidade de Saúde da Família Jardim Alzira Franco, obra que teve início em 2011, mas que foi paralisada poucos meses depois de iniciada. O equipamento, localizado na rua Asa Branca, também será construído dentro dos padrões do programa Qualisaúde e terá quatro equipes de Estratégia Saúde da Família para atender uma população de aproximadamente 16 mil habitantes.