São Bernardo autoriza construção de UPA no Jd. Silvina

Publicado em: 13/12/2018

Prefeito Orlando Morando assina ordem de serviço que garante volta do equipamento de Saúde ao bairro

 

O projeto será entregue dentro de 90 dias e depois entrará em fase de licitação – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou dia 10 de dezembro a assinatura do projeto para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Silvina.  A viabilização do equipamento de Saúde irá permitir a volta do atendimento médico 24 horas ao bairro. Durante a antiga gestão, a UPA foi remanejada para a unidade do Ferrazópolis, deixando a região somente com o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

A planta do terreno foi apresentada pelo prefeito nas dependências da UBS Jd. Silvina e o projeto descreve área útil de 12.000m². “Devolvemos ao Silvina um serviço apropriado de saúde. Um bairro como este precisa ter UBS e UPA próximos. Estamos dando início a um novo tempo, onde os pacientes terão os dois atendimentos de forma apropriada, com qualidade e respeito. Cabe ao poder público planejar e executar ações que otimizem e permitam acesso rápido à população”, destacou.

Em ato oficial, o prefeito oficializou o projeto acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple e dos vereadores da base aliada.

“Antes, os moradores tinham de ir até o Ferrazópolis para procurar pronto atendimento. Agora, vamos solucionar o problema e oferecer uma ampla rede de serviços e com qualidade”, esclareceu Dr. Geraldo Reple.

PROJETO

A nova UPA será construída em terreno próximo ao Tiro de Guerra de São Bernardo e terá estrutura com cinco consultórios de atendimento e salas vermelha e amarela – que se assemelham a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – além de sala de raio X, de observação adulto e infantil, entre outras.

A realização do projeto faz parte do financiamento do programa BID2-Saúde, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Quando a UPA estiver pronta, a expectativa é de que realize 400 atendimentos por dia e 12 mil por mês. A unidade irá funcionar com cinco médicos no plantão diurno e quatro no período noturno.

O projeto será entregue dentro de 90 dias e depois entrará em fase de licitação. A previsão de conclusão dos serviços é até o primeiro trimestre de 2020.