São Bernardo promove atividade sobre lavagem das mãos com crianças

Publicado em: 18/05/2018

 Ato foi coordenado pelo Serviço de Controle Hospitalar e pela Pediatria do Hospital e Pronto-Socorro Central; 32 crianças participaram da ação

 

Objetivo é ensinar pacientes mirins sobre formas corretas de higienizar as mãos

Em busca de conscientizar e interagir com os pacientes internados, o Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) de São Bernardo realizou, pela primeira vez, uma ação para ensinar as crianças sobre a importância de lavar as mãos. A atividade aconteceu dia 15 de maio com pacientes de várias idades.

Entre bexigas, personagens animados, máscaras e muita diversão, os enfermeiros, especialistas do Serviço de Controle Hospitalar e os profissionais da equipe multiprofissional do complexo hospitalar criaram o “Time da Higienização das Mãos”, cujo objetivo foi interagir com as 32 crianças internadas na unidade. Foi divulgado conteúdo completo e explicativo sobre quais são os tipos de bactérias que podem existir nas mãos e a melhor forma de evitá-las.

Além de conscientizar às crianças, o diretor do HPSC, Carlos Antônio Fadel, explicou que essa também é uma maneira de interagir com os pacientes, tornando o tratamento mais humanizado.

“O hospital vem criando ações para tornar a estadia dessas crianças, durante o período de internação, mais leve e menos traumática. Hoje, além de divertir esses pacientes, também tratamos de um assunto importante e que pode prevenir a propagação de algumas doenças com o simples ato de lavar as mãos”, disse Fadel.

ACEITAÇÃO – Internado há um dia, em decorrência de virose, o pequeno Bernardo, 3 anos, estava impaciente e chorando no quarto do hospital. Mas, assim que ficou sabendo do “Time de Higienização” e da presença do personagem do “Incrível Hulk” fez questão de participar da atividade.

Bernardo ouviu a aula com atenção, aprendeu a lavar as mãos, tirou fotos, ganhou bexiga, um livro para colorir e voltou para o quarto onde está internado sorrindo. Já a mãe, a dona de casa Débora Santos de Silva, agradeceu a toda equipe e enfatizou a importância do trabalho. “É uma importante interação do hospital com as crianças. Hoje, além de aprender sobre como é essencial manter as mãos limpas, meu filho ficou feliz. Essas ações espantam o clima pesado de hospital e ainda divertem as crianças”.

Além das crianças, os funcionários do HPSC também foram submetidos a treinamento para higienizar as mãos. A ação também foi ministrada pelo Serviço de Controle Hospitalar.