São Bernardo é premiada na 34ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Publicado em: 01/08/2018

Trabalho desenvolvido no CER concorreu com outros 500 no cenário
nacional; evento ocorreu em Belém (PA), entre 25 e 27 de julho

 

Representante de São Bernardo no congresso, o secretário de Saúde Dr. Geraldo Reple

A Prefeitura de São Bernardo foi premiada no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde pelo trabalho “Vir a Ser – estratégia interna para a difusão de teorias e práticas para o atendimento do TEA (Transtorno Espectro Autista) no contexto da reabilitação da pessoa com deficiência”. A ação desenvolvida pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de São Bernardo concorreu com 500 outros trabalhos, de 1.750 municípios participantes do evento realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), de 25 e 27 de julho, em Belém, no Pará (PA).

O encontro, que também representa a “15ª Mostra Brasil Aqui tem SUS”, reuniu mais de 4.000 gestores de todo o País e contou com apoio do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Prefeitura de Belém. O representante de São Bernardo foi o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

“A cidade de São Bernardo está sendo reconhecida nacionalmente pelo trabalho que é realizado no CER. Estamos levando às nossas unidades de saúde opções inovadoras de tratamento e cuidado aos nossos pacientes. Receber este prêmio demonstra o quanto estamos trabalhando para melhorar a saúde do município e, principalmente, que estamos no caminho certo”, disse Reple.

O trabalho premiado tem o objetivo de oferecer tratamento multidisciplinar às crianças com diagnóstico de autismo. Uma das autoras do projeto, a psicóloga Gilmara Pereira de Castro, salientou que o prêmio não significa apenas uma conquista para a cidade, mas sim para todo o País. “Representamos a causa da pessoa com deficiência. Acreditamos que através do cuidado e do atendimento multidisciplinar ao usuário e às famílias iremos favorecer o desenvolvimento das pessoas. Acreditamos também que todas as crianças têm possibilidades de inclusão social”, disse a psicóloga.

O trabalho de São Bernardo também tem a participação das psicólogas Márcia Conceição Abbamonte, Mayra Tomaz Freire e Patrícia Helena Vaqueiro; das fonoaudiólogas Milena Pellegatti e Larrisa Trentim; e das terapeutas ocupacionais Antônia Fonseca e Luana de Araújo – todas funcionárias do município.