São Bernardo lança programa de prevenção e acompanhamento de diabetes

Publicado em: 11/10/2017

Foram selecionados 376 pacientes para acompanhamento 24 horas por dia por equipe multiprofissional

 

Durante evento de lançamento, prefeito Orlando Morando realizou teste de glicemia (Foto: PMSBC/Gabriel Inamine)

Em mais uma ação para ampliar os planos efetivos da Saúde no município, São Bernardo do Campo lançou dia 4 de outubro o programa “Diabetes Sob Controle”, que vai trabalhar de perto o monitoramento e o acompanhamento em pessoas portadoras da doença.

O prefeito Orlando Morando fez o anúncio oficial da ação ao lado do secretário da Saúde, Dr. Geraldo Reple, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Dayse. De imediato, foram selecionados 376 pacientes, com idades entre 30 e 59 anos, que possuem histórico de internação hospitalar e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), constantes alterações na hemoglobina glicada e consultas com o vascular.  Estima-se que no município tenha 8.100 pacientes diabéticos, todos insulinodependentes e que retiram medicamentos e materiais nas unidades de Saúde.

“Fechamos parceria com a empresa Epharma e disponibilizamos glicosímetros, balanças e um aplicativo para celular. Todas as medições destes pacientes são enviadas para a empresa, via bluetooth, fazendo com que o paciente seja monitorado 24 horas por dia”, disse o prefeito.

Além desses dispositivos, o paciente passa a ser acompanhado por uma central telefônica, que conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos. Esta equipe recebe todas as informações dos pacientes e entram em contato, via telefone, quando percebem alterações nos índices glicêmicos.

Titular da Saúde, Dr. Geraldo Reple explicou a importância do projeto e atuação no controle da doença no município. “São Bernardo está investindo em um plano inovador e moderno. A diabetes é uma doença silenciosa, crônica e que não tem cura. Se ela não estiver controlada, pode ocasionar outros diversos problemas, como: hipertensão, distúrbios cardíacos, distúrbios renais, entre outros. Com a implantação do programa, estamos oferecendo um tratamento diferenciado e seguro”, afirmou o secretário de Saúde.