São Bernardo reinaugura Casa da Gestante no HMU

Publicado em: 19/09/2017

Prefeito Orlando Morando comandou ato no Hospital Municipal Universitário, no Rudge Ramos

Primeiras gestantes já foram internadas na nova unidade, que recebeu a visita do prefeito Orlando Morando e da primeira-dama, Carla Morando

A Prefeitura de São Bernardo reinaugurou, em 18 de setembro, a Casa da Gestante do Hospital Municipal Universitário (HMU), no Rudge Ramos. O prefeito Orlando Morando esteve na solenidade acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Morando, e do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

A Casa da Gestante estava interditada desde março, quando o hospital foi atingido por uma forte chuva que alagou toda a estrutura. O espaço passou por ampla obra de revitalização e modernização, onde foram investidos cerca de R$ 125 mil. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo cortou a fita de inauguração.

“Estive aqui no dia da inundação. Nesse dia percebi o quanto os funcionários são apaixonados pela profissão e pelo hospital. Presenciei médicos, enfermeiros e técnicos, com as calças erguidas e vassouras e rodos na mão, a intenção era arrumar o espaço e voltar para o trabalho. Hoje, eu tenho extrema satisfação de devolver a Casa da Gestante para o HMU, reconheço a importância do local e principalmente o trabalho que vem sendo realizado para salvar vidas”, comentou Morando.

Dr. Geraldo Reple esclareceu que São Bernardo foi a segunda cidade do Estado de São Paulo a receber uma estrutura como essa. “Essa casa foi inaugurada em 2000 e agora, com muito orgulho, estamos reinaugurando. É uma honra poder entregar um espaço como esse, tão importante para gestantes, puérperas e recém-nascidos. Esse lugar já ajudou a contar muitas histórias felizes e agora, com a mudança, continuaremos contando”, disse.

O local tem capacidade para receber sete gestantes de alto risco e três puérperas com recém-nascidos. Todas as pacientes são acompanhadas por equipe multiprofissional, composta por médicos ginecologistas e obstetras, pediatras, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem e dentistas, que oferecem todo o auxílio necessário para preservar a saúde e a vida das mães e das crianças.

Repercussão – Grávida de oito meses, Cecília Gonçalves Almeida, 30 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser internada na nova estrutura. Com problemas de pressão alta, está internada desde o dia 31/07 no HMU e exaltou a mudança para a Casa da Gestante. “Agora me sinto em casa. Tenho todo o conforto e estrutura necessária. Sou acompanhada por vários profissionais de qualidade. Também realizo diversas oficinas, que me distraem e tiram o foco do meu problema de saúde. Estar internada nesse lugar faz com que eu tenha a certeza de que vou ter o meu bebê com segurança”, afirmou.