São Caetano abre Carnaval com baile da Terceira Idade no CISE João Nicolau Braido

Publicado em: 13/02/2026

Unidade virou um grande salão de alegria (foto: Eric Romero/PMSCS)

O Carnaval começou oficialmente em São Caetano com o Bloco Pré-Carnaval dos CISEs, que aconteceu em 11 de fevereiro, no CISE João Nicolau Braido, para mais de 250 ‘foliões’, que se divertiram por mais de quatro horas com muitas marchinhas das antigas, como “Ô abre alas” (Chiquinha Gonzaga, 1899), “Mamãe eu quero” (interpretação de Carmem Miranda em 1937) e “Allah-Lá-Ô” (Haroldo Lobo, 1941).

A coordenadora da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), Lucila Lorenzini, uma das organizadoras do bloco pré-Carnaval, assumiu a fase carnavalesca e entrou na nostalgia. “É simplesmente uma delícia reviver o passado, com estas marchinhas que fizeram e ainda fazem sucesso, até mesmo com quem é mais novo e não teve o prazer de vivenciar aquela época”, relembrou Lucila.

Com relação ao evento em si para os associados dos CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade), Lucila foi enfática. “Os bailes de carnaval para a Terceira Idade são importantes, porque promovem a socialização, combatem a solidão e fortalecem vínculos entre eles. Além disso, valorizam a cultura, estimulam a memória e trazem benefícios para a saúde física por meio da dança. Esses eventos reforçam a inclusão e mostram que o lazer e a alegria são direitos em todas as fases da vida”, complementou a coordenadora da Comtid.

FANTASIA

Além de lidar com o imaginário dos ‘foliões’, o Bloco Pré-Carnaval dos CISEs homenageou os inesquecíveis concursos de fantasia do Theatro Municipal, Hotel Glória e Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e nos clubes Monte Líbano e Juventus, em São Paulo.

Com as fantasias Fred e Wilma Flintstone, o casal Nice Moura de Freitas Dias, 64 anos, e Álvaro Blanco Dias, 70 anos, venceram na categoria melhor fantasia e estavam radiantes durante todo o baile. “Para ser sincera, não esperava que a gente vencesse. Quando saímos de casa, nosso objetivo era nos divertir, como estamos fazendo. Reviver essas músicas, estarmos em um ambiente familiar, seguro e principalmente alegre, nos traz uma paz interior imensa, a oportunidade de fazermos sempre novos amigos. Realmente foi tudo perfeito”, finalizou dona Nice, a Wilma Flintstone do CISE João Nicolau Braido.