Publicado em: 18/05/2017
São Caetano do Sul acaba de se tornar referência em exames e terapias endoscópicas. Isso porque a Prefeitura inaugurou em 17 de maio o Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, que oferta à população uma série de exames diagnósticos e terapêuticos de alta qualidade – alguns inéditos na cidade e região.
A entrega da unidade reuniu profissionais da Saúde e autoridades municipais e foi realizada pelo prefeito José Auricchio Júnior e a secretária da pasta, Regina Maura Zetone. “Já tínhamos exames endoscópicos na cidade e optamos por ampliar, incluindo serviços de referência e elevando São Caetano ao nível dos grandes centros do gênero”, disse o prefeito, que foi responsável por realizar o primeiro exame endoscópico após a inauguração.
O Centro atende no primeiro andar do Hospital Infantil Márcia Braido, em uma ala que estava inutilizada há alguns anos. O investimento na reforma e compra de equipamentos foi da ordem de R$ 600 mil. Para os atendimentos, existe uma parceria estratégica com a Fundação do ABC, através da Faculdade de Medicina do ABC.
A capacidade é de 650 exames por mês, com atendimento agendado e emergência 24 horas. “É um centro moderno, pensado exclusivamente para esse fim, com um fluxo correto dos pacientes e materiais. E este espaço é o primeiro módulo reabilitado deste hospital. Estamos reformando e vamos entregar ainda os leitos do 3º andar, que foi desativado na administração passada, e a UTI Pediátrica, entre outras alas”, afirmou a secretária de Saúde.
O novo centro realiza a endoscopia digestiva alta, a broncoscopia (vias respiratórias) e a colonoscopia. Um procedimento inédito é o CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), técnica terapêutica nas vias biliares e pancreáticas que chega a evitar a intervenção cirúrgica. Haverá também, em breve, a endoscopia bariátrica, para tratamento de casos de obesidade.
HOMENAGEM
Médico ginecologista de grande história na cidade, Dr. Odair Manzini empresta o nome ao Centro de Endoscopia. Sua família foi homenageada no evento de inauguração, sendo que sua filha, Eduarda Manzini, fez discurso emocionado: “Temos orgulho do legado deixado por meu pai”.