São Caetano oferece fisioterapia uroginecológica

Publicado em: 18/06/2014

O Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano mantém à disposição da população atendimento especializado em fisioterapia uroginecológica, vertente fisioterápica indicada a pacientes com distúrbios perineais – região dos órgãos genitais e do ânus. Graças ao trabalho é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a partir do reestabelecimento do bem-estar físico, mental e social.

O gerente de fisioterapia sancaetanense, Ricardo Alexandre Silvestre Teixeira, elucida que esse procedimento se faz necessário para fortalecer músculos de pacientes que sofreram com o deslocamento de órgãos pélvicos, como a bexiga, por exemplo, em consequência do enfraquecimento da musculatura. “Se trabalhada corretamente, a parte muscular começa a se reabilitar de forma adequada já em 15 dias, com visível melhoria na vida das pessoas”, destaca Teixeira.

O encaminhamento para o serviço é feito após consulta com médicos da rede municipal. O trabalho na especialidade está sob responsabilidade da fisioterapeuta Evelyn Dinardi.

De acordo com Ricardo Alexandre Silvestre Teixeira, a fisioterapia uroginecológica corrige em mulheres incontinências urinária e anal, urgência para urinar, constipação, cistocele, prolapsos, dispareunia, flacidez vaginal e alterações na gestação (pré e pós-parto). “Atendemos casos de mulheres jovens que sofrem demais por não conseguir controlar a eliminação de urina e fezes. São desconfortos que geram situações devastadoras”, exemplifica.

O profissional lista também terapias aplicadas aos homens. “Com essa especialidade tratamos incontinências urinária e anal, urgência de urina, problemas de próstata (pós-cirurgia) e disfunções sexuais”, enumera Teixeira, ao ressaltar que muitos pacientes vítimas desses transtornos desenvolvem outros problemas, como sentimentos de ansiedade, frustração, depressão e medo, além de permanente estado de angústia e isolamento social.

Nas crianças, a fisioterapia uroginecológica trata enurese (quando os pequenos, após 5 ou 6 anos de idade, não conseguem controlar a micção noturna na cama), constipação, urgência e incontinência urinária, além de hiperatividade da bexiga. “Mesmo em crianças, essas situações causam terríveis constrangimentos e, se não tiverem o cuidado necessário, muitos problemas futuros”, completa Ricardo Alexandre Silvestre Teixeira.

A Prefeitura de São Caetano mantém infraestrutura adequada à realização dessa modalidade fisioterápica no Complexo Hospitalar Municipal. Aparelhos de biofeedback e eletroestimulação, além de cinesioterapia e terapias manual e comportamental estão disponíveis. Com a evolução do tratamento, pode ser indicada a promoção de exercícios domiciliares.