Publicado em: 30/10/2017
No mês de outubro, a Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente Amabili Moretto Furlan (USCA), da Prefeitura de São Caetano, abriu grupos de tratamento de diabetes infantil e obesidade. O grupo de diabetes começou no dia 6 e o de obesidade, chamado de “Vida Saudável”, no dia 20. As reuniões são mensais e abertas a pacientes e familiares. Os grupos são coordenados pela médica Camila Richieri Gomes, especialista em Endocrinologia Pediátrica e coordenadora da USCA, e contam com participação de psicólogo, nutricionista e enfermeiro.
Nas rodas de conversa realizadas com a presença desses especialistas são abordadas questões como orientações nutricionais, adoção de hábitos saudáveis, atividade física e opções de tratamento. “O objetivo é oferecer suporte terapêutico e psicológico aos pacientes e suas famílias”, diz a endocrinologista, destacando que o próprio grupo atua como elemento de apoio e disseminação de informações. “O vínculo que se cria entre os pais também colabora no tratamento. As famílias compartilham os problemas que enfrentam e como encontram as soluções”, diz Dra. Camila.
Podem participar dos grupos crianças e adolescentes que já são pacientes da USCA, após encaminhamento de uma das unidades básicas de saúde do município.
SOBRE A USCA
Inaugurada em 2006 e localizada à Rua Goitacazes, 301, no Centro de São Caetano, a USCA é uma unidade de saúde da Prefeitura de São Caetano que atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos em diversas especialidades na área da saúde. Seu corpo clínico é composto por médicos hebiatras (médico especializado em adolescência) e pediatras com especialização em Neurologia, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria. Conta também com assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeira e auxiliar de enfermagem.
A área de saúde mental da USCA atende crianças e adolescentes com demandas psicológicas em geral, dificuldades de aprendizado, bem como oferece programas direcionados aos adolescentes em conflito com a lei e crianças e adolescentes vítimas de violência.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para mais informações é (11) 4224-6063.