São Caetano ultrapassa 13 mil consultas por Telemedicina

Publicado em: 13/01/2023

Foto: Divulgação/PMSCS

São Caetano do Sul inaugurou em agosto o Núcleo Municipal de Telemedicina, que funciona no Complexo Hospitalar de Clínicas. Até o início de janeiro foram realizados 13,2 mil atendimentos e o serviço caminha para mais inovações. A prática foi regulamentada pelo governo federal no fim de dezembro.

Em janeiro, além da expansão do atendimento para o Atende Fácil Saúde e ampliação das especialidades atendidas, mais uma evolução nos serviços da Telemedicina chegará a São Caetano: o TytoCare, uma tecnologia que possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.

“São Caetano foi pioneira na implantação dos atendimentos virtuais. Melhoramos a capacidade de atendimentos e agilidade na obtenção de diagnósticos. Hoje são mais de 13 mil atendimentos por Telemedicina em apenas quatro meses”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

“Trouxemos soluções tecnológicas como alternativa durante a pandemia, com o serviço de Teleorientação, que até o momento atendeu 32 mil pacientes. Um investimento importante durante a pandemia, que tirou 95% dos moradores atendidos do nosso pronto-socorro. Nesse ano avançamos para a Telemedicina, com atendimento em diversas especialidades”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A empresa que presta o serviço de Telemedicina na cidade, GMI (Gestão Médica Inteligente), vai adquirir o aparelho TytoCare, que terá quatro funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca e pulmonar.