Publicado em: 05/09/2025

As vacinações foram realizadas nas 23 UBSs de São Mateus
O território de São Mateus, na Zona Leste da Capital paulista, alcançou resultados expressivos em cobertura vacinal, evidenciando o comprometimento das equipes da Fundação do ABC – Contrato de Gestão São Mateus com a proteção da saúde coletiva, em especial de crianças e grupos prioritários.
As ações de imunização, realizadas nas 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território, contaram com o empenho direto de profissionais da Atenção Básica, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACSs) e gestores locais, resultando em índices acima de 95% no primeiro quadrimestre deste ano e atingindo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Além dos bons resultados nas vacinas pediátricas, o território também obteve avanços significativos em outros grupos etários, como adolescentes, idosos e gestantes, em vacinas de rotina e em campanhas sazonais. Isso ocorre graças ao esforço contínuo e mobilização da equipe na atualização cadastral no sistema e acompanhamento das cadernetas de vacinação com busca ativa dos faltosos iniciada em até 7 dias do atraso”, afirma Érika Machtura, gerente de Enfermagem da Sede Assistencial de São Mateus.
As ações no território foram reforçadas por estratégias como a busca ativa domiciliar por meio dos ACSs e equipe de enfermagem; Dia D de vacinação e ações educativas em UBSs e escolas do território; estratégia casa a casa para vacinação de acamados e deficientes físicos; e sensibilização da população sobre a importância da vacinação para a saúde.
“Cada dose aplicada representa uma vida protegida. Esse resultado é fruto do trabalho incansável de nossas equipes e do compromisso com a saúde pública de qualidade. Seguimos firmes na missão de garantir o acesso à vacinação para todos”, reforça Karina Ferreira, gerente executiva assistencial do Contrato de Gestão São Mateus da Fundação do ABC.
A meta agora é avaliar com as equipes os bons resultados e identificar os pontos críticos, ampliando ainda mais a cobertura em faixas etárias de maior vulnerabilidade, integrando ações educativas e fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e a comunidade.